Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16614
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância do prognóstico para o estabelecimento das intervenções de enfermagem nos cuidados paliativos aos pacientes oncológicos
Author(s)/Inventor(s): Santos, Lara Martins dos
Advisor: José, Sabrina Ayd Pereira
Abstract: O prognóstico é uma estimativa para avaliar a evolução da doença, e as informações sobre o prognóstico do câncer são complexas, por isso, é fundamental que o enfermeiro entenda o curso provável da doença para planejar e implementar as intervenções. A pesquisa tem como objeto: As estratégias de intervenção de enfermagem com base na avaliação do prognóstico aos pacientes em cuidados paliativos oncológicos, e objetiva responder a seguinte questão norteadora: Como o enfermeiro avalia o impacto do prognóstico nas intervenções de enfermagem em pacientes em cuidados paliativos oncológicos? Os objetivos da pesquisa são: Identificar e analisar as estratégias utilizadas pelos enfermeiros oncologistas mediante ao prognóstico de pacientes em cuidados paliativos; e relacionar as estratégias de cuidado ao prognóstico realizados pelos enfermeiros na assistência de pacientes em cuidados paliativos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do tipo exploratória, a qual tem como referencial metodológico a Análise de Conteúdo de Bardin, com base no referencial teórico de Wanda de Aguiar Horta. Os participantes do estudo são enfermeiros oncologistas que cuidam de pacientes em assistência paliativa, eles foram selecionados a partir da consulta ao curriculum vitae da Plataforma Lattes (CNPq) de cada profissional. Foram enviados 80 convites e 25 enfermeiros aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram explorados conforme a análise de conteúdo de Bardin, a qual foi feita a classificação e categorização temáticas. As informações foram organizadas através do software NVivo que possibilitou a categorização das informações textuais. É perceptível que o prognóstico nos cuidados paliativos é promissor, uma vez que, auxilia o enfermeiro frente às escolhas de intervenção.
Keywords: Enfermagem
Cuidados paliativos
Prognóstico
Neoplasias
Nursing
Palliative care
Prognosis
Neoplasms
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: SANTOS, Lara Martins dos. A importância do prognóstico para o estabelecimento das intervenções de enfermagem nos cuidados paliativos aos pacientes oncológicos. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMSantos.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.