Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16617
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estratégias na comunicação entre os profissionais de enfermagem e pessoas com deficiência auditiva: revisão integrativa
Author(s)/Inventor(s): Moreira, Joyce Tavares
Advisor: Bossato, Hércules Rigoni
Abstract: Objetivo: mapear as estratégias de comunicação entre profissionais de enfermagem e pessoas com deficiência auditiva e identificar a efetividade das ações no processo de se comunicar. Método: o presente estudo trata de revisão integrativa da literatura a partir de estudos publicados em bases de dados eletrônicas nacionais e internacionais que apresentam as evidências científicas sobre as estratégias de comunicação entre a equipe de enfermagem e pessoas com deficiência auditiva. Resultados: as estratégias encontradas foram: a leitura labial, mímicas, presença de acompanhante, leitura e escrita, presença de intérprete, comunicação via dispositivos eletrônicos, imagem/desenho e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conclusão: é possível reconhecer a necessidade de se comunicar com usuários surdos no processo do cuidar e entender que a interação entre profissional e usuário é de extrema importância para garantir a qualidade na assistência à saúde.
Keywords: Enfermagem
Surdez
Pessoas com deficiência auditiva
Comunicação
Nursing
Deafness
Persons with hearing impairments
Communication
Assistência ao paciente
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOREIRA, Joyce Tavares. Estratégias na comunicação entre os profissionais de enfermagem e pessoas com deficiência auditiva: revisão integrativa. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JTMoreira.pdf290.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.