Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16639
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Afranio Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Mota, Fernando Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T00:32:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16639 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Norma culta | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | História oral e prática de ensino de língua portuguesa: norma culta e normatização na Escola Normal (RJ) no século XX | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5164136570479532 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0457239113715684 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva estudar a construção de valores de norma culta (FARACO & ZILLES, 2017), ao longo do século XX, no ensino de língua portuguesa. Para tal, nesta investigação, buscamos recuperar não só estratégias de transmissão de conteúdos em sala de aula, como também concepções e elementos do ideário normativo com base em corpus formado de depoimentos orais de informantes da 3a idade que tenham sido estudantes na Escola Normal entre as décadas de 1950 e 1960. Referenciados na metodologia reconhecida por História Oral (THOMPSON, 2002; MEIHY, 2005), linha de pesquisa que trata o depoimento oral de modo a constituir-se numa fonte primária a Historiografia, construímos um corpus de gravações com ex-alunas do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ), aplicando roteiro de entrevistas estabelecido em Garcia (2016). Diante disso, passamos a controlar a sócio - história de instituições que representaram modelos de ensino para a sociedade carioca. Os primeiros resultados demonstram que o Instituto de Educação representou muito não só para toda a cidade do Rio de Janeiro, desde a Zona Rural a Zona Urbana, bem como para as mulheres, que se inseriram no mercado de trabalho através do Ensino Normal. Ademais, verificou-se também que a prática pedagógica exercida pelas alunas estagiárias da Escola Normal objetivava uma formação criativa e produtiva em estratégias de aplicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FLMota.pdf | 542.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.