Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Afranio Gonçalves-
dc.contributor.authorMota, Fernando Lima da-
dc.date.accessioned2022-04-01T00:32:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16639-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectNorma cultapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleHistória oral e prática de ensino de língua portuguesa: norma culta e normatização na Escola Normal (RJ) no século XXpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5164136570479532pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0457239113715684pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva estudar a construção de valores de norma culta (FARACO & ZILLES, 2017), ao longo do século XX, no ensino de língua portuguesa. Para tal, nesta investigação, buscamos recuperar não só estratégias de transmissão de conteúdos em sala de aula, como também concepções e elementos do ideário normativo com base em corpus formado de depoimentos orais de informantes da 3a idade que tenham sido estudantes na Escola Normal entre as décadas de 1950 e 1960. Referenciados na metodologia reconhecida por História Oral (THOMPSON, 2002; MEIHY, 2005), linha de pesquisa que trata o depoimento oral de modo a constituir-se numa fonte primária a Historiografia, construímos um corpus de gravações com ex-alunas do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ), aplicando roteiro de entrevistas estabelecido em Garcia (2016). Diante disso, passamos a controlar a sócio - história de instituições que representaram modelos de ensino para a sociedade carioca. Os primeiros resultados demonstram que o Instituto de Educação representou muito não só para toda a cidade do Rio de Janeiro, desde a Zona Rural a Zona Urbana, bem como para as mulheres, que se inseriram no mercado de trabalho através do Ensino Normal. Ademais, verificou-se também que a prática pedagógica exercida pelas alunas estagiárias da Escola Normal objetivava uma formação criativa e produtiva em estratégias de aplicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLMota.pdf542.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.