Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1663
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dc.contributor.advisorBentes, Ivana-
dc.contributor.authorSilva, Marta Castilho da-
dc.date.accessioned2017-03-24T17:33:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:53Z-
dc.date.issued2007-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Marta Castilho da. Projeto vídeo nas aldeias: o uso do documentário nas relações inter étnicas: a apropriação da imagem na construção da identidade. 2007. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1663-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.titleProjeto vídeo nas aldeias: o uso do documentário nas relações inter-étnicas: a apropriação da imagem na construção da identidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1298675801318069pt_BR
dc.contributor.referee1ElHaji, Mohammed-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1298675801318069pt_BR
dc.contributor.referee2Peres, Sidnei Clemente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740995150718319pt_BR
dc.description.resumoExercício exploratório do projeto "Vídeo nas Aldeias", que desde 1987, promove o encontro do índio com a sua imagem. O projeto tem como objetivo fomentar e mediar o domínio técnico, artístico e crítico do vídeo como linguagem e tecnologia. Índios de 23 povos diferentes já participaram de oficinas para aprender a registrar e editar suas imagens, formando uma geração de realizadores indígenas que vêm fazendo uma espécie de “auto-etnografia”, bem como um intercâmbio de imagens e informações. A partir de alguns exemplos selecionados dentre as produções do projeto, meu estudo analisa como a descoberta da própria imagem e da imagem do outro, através do acesso ao vídeo e às técnicas de filmagem, promove processos reflexivos que levam esses índios a se apropriarem desse suporte narrativo para ressignificar sua imagem, firmar alianças e construir sua identidade. O estudo focaliza também como esse instrumento de observação, intervenção e comunicação cria uma arena onde, diante do contato com os “brancos”, esses índios podem lutar para adquirir visibilidade e para afirmar sua legitimidade no âmbito cultural, político e moral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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