Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16646
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Prevalência de hipertensão arterial sistêmica em escolares residentes em espaços rurais e urbanos na microbacia dos rios Jundiá e das Ostras do município de Rio das Ostras, Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Santos, Remely Rodrigues
Advisor: Ribeiro, Beatriz Gonçalves
Co-advisor: Pereira, Flávia Erika Felix
Abstract: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) tem sido cada vez mais prevalente entre crianças. Medir e diagnosticar precocemente a HAS é útil para oferecer tratamento adequado, a fim de evitar o aparecimento de lesões em órgãos-alvo, como hipertrofia do ventrículo esquerdo, aumento da espessura das artérias carótidas, desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares e até mesmo alterações cognitivas. O processo de urbanização no Brasil vem contribuindo com o aumento de fatores de risco para o desenvolvimento de HAS, como obesidade, sedentarismo e alimentação pouco saudável, entretanto a presença desses fatores de risco vem sendo observada mesmo nas localidades mais afastadas e com características rurais. A presente pesquisa possui como objetivo avaliar a prevalência de HAS em escolares residentes em espaços rurais e urbanos na microbacia dos rios Jundiá e das Ostras do município de Rio das Ostras, Rio de Janeiro. A amostra foi composta por 162 crianças entre 6 e 10 anos incompletos, de ambos os sexos, matriculados em 4 escolas da rede municipal de Rio das Ostras. Foram coletados dados de pressão arterial (PA) e estatura. A estatura foi obtida com o auxílio de antropômetro alturaexata®. A PA foi medida com esfigmômetro digital OMRON HEM 75 CP® e classificada conforme sexo, idade e percentil de estatura de acordo com o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) (2019). A análise estatística consistiu em cálculo da média e dispersão das variáveis quantitativas, idade, estatura e valor médio de PA e do cálculo da frequência das variáveis categóricas (sexo, espaço urbano e classificação da PA) sendo comparadas entre si através do teste Qui-Quadrado. Foi utilizado o Statistical Program for the Social Sciencies, versão 21,0 (SPSS, Chicago, IL) e adotado p<0,05 para significância estatística. A HAS foi identificada em 21,6% das crianças estudadas, entre os sexos, 22,89% das meninas foram identificadas com HAS, e 20,25% dos meninos. Houve prevalência de 24,69% de HAS entre as crianças da zona rural, enquanto na zona urbana a prevalência encontrada foi de 18,52%, porém, os resultados não demonstraram diferença significativa. Portanto os resultados demonstraram elevada prevalência de HAS na amostra analisada. Tal prevalência foi maior entre as meninas e no ambiente rural, mesmo não havendo diferença significativa. Apesar disso, a identificação precoce de HAS na população pediátrica é fundamental para monitoramento e aplicação de medidas necessárias à prevenção e tratamento.
Keywords: Hipertensão
Crianças
Saúde da população
Hypertension
Child
Population health
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Remely Rodrigues. Prevalência de hipertensão arterial sistêmica em escolares residentes em espaços rurais e urbanos na microbacia dos rios Jundiá e das Ostras do município de Rio das Ostras, Rio de Janeiro. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RRSantos.pdf267.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.