Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16665
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cobertura da vacina meningocócica c: uma análise comparativa entre o Brasil, Rio de Janeiro e o município de Macaé
Author(s)/Inventor(s): Amaral, Isadora Oliveira do
Advisor: Nazareth, Isis Vanessa
Abstract: Introdução: A vacinação desempenha um importante papel em relação a redução da morbimortalidade infantil, é a forma mais eficaz de prevenção de doenças infectocontagiosas principalmente nos primeiros anos de vida. Uma dessas doenças é a meningite e sua prevenção é feita através da imunização com a vacina Meningocócica C Conjugada (MenC). Objetivo: Analisar a cobertura vacinal da Meningocócica C em crianças entre 6 meses e 4 anos no Brasil, no estado do Rio de Janeiro e no município de Macaé/RJ no ano de 2013 e relacionar com as justificativas para não-vacinação. Metodologia: Estudo epidemiológico, quantitativo com análise retrospectiva a partir de dados secundários. A coleta de dados ocorreu no período entre agosto de 2020 a junho de 2021, realizado com os últimos dados disponibilizados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) da vacina Meningocócica C, em 2013. Resultados: No Brasil, entre as crianças que possuíam comprovantes, 84,7% foram vacinadas, e 15,2% das crianças não foram vacinadas ou não completaram o esquema. No estado do Rio de Janeiro 82,1% foram vacinadas e 17,8% não foram vacinadas ou apresentaram esquema incompleto. Já no município de Macaé 88,2% das crianças foram vacinadas e 11,8% não foram vacinadas ou não completaram seus esquemas. Em todos os cenários do estudo a faixa etária com maior número de vacinados foi a de um ano de idade e a faixa etária com menor número de vacinados foi a de 4 anos. As justificativas mais prevalentes para não vacinação foram crianças fora da idade de receber a vacina e a de falta de tempo para levar a criança até os postos para se vacinar. Conclusão: Os estados e municípios devem estudar seus territórios com objetivo de implementar políticas efetivas que irão suprir as demandas de não vacinação, além de fomentar a educação em saúde com objetivo de fortalecer o enfrentamento contra os movimentos anti vacinas e ofertar maiores informações aos responsáveis dessas crianças buscando uma maior adesão vacinal.
Keywords: Cobertura vacinal
Imunização
Saúde da criança
Saúde pública
Meningite
Vaccination coverage
Immunization
Child health
Saúde pública
Meningitis
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: AMARAL, Isadora Oliveira do. Cobertura da vacina meningocócica c: uma análise comparativa entre o Brasil, Rio de Janeiro e o município de Macaé. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IOAmaral.pdf196.64 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.