Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16668
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As estratégias de intervenções utilizadas pelos enfermeiros em relação às repercussões da mastectomia na autoimagem de mulheres com câncer de mama
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Alice Tomaz de
Advisor: José, Sabrina Ayd Pereira
Abstract: Objetivos: Identificar as intervenções realizadas pelos enfermeiros na autoimagem de mulheres mastectomizadas no diagnóstico de câncer de mama; analisar as estratégias de cuidado utilizadas pelos enfermeiros na autoimagem de mulheres mastectomizadas e descrever as estratégias de cuidados utilizadas pelos enfermeiros na recuperação da autoimagem de mulheres mastectomizadas em decorrência do câncer de mama. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e analítica com enfermeiras que cuidam de mulheres mastectomizadas. Na pesquisa foi utilizada a análise de Conteúdo de Bardin a partir de questionário aplicado de forma online através da plataforma Google Forms. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 48466621.7.0000.5699. Resultados: Participaram da pesquisa 13 enfermeiros, que ao responderem o questionário, emergiram 3 categorias temáticas: o significado do cuidado da autoimagem nas mulheres mastectomizadas; a percepção da necessidade de cuidado à mulher mastectomizada e estratégias de cuidado em benefício da autoimagem: Acolhimento e diálogo no cuidado da autoimagem da mulher mastectomizada. Conclusão: O diagnóstico e o tratamento do câncer de mama são experiências altamente estressantes e transformadoras na vida das mulheres. O enfermeiro detém um olhar holístico, dessa forma, deve desenvolver seus conhecimentos técnico-científicos, e realizar estratégias de cuidados que garanta uma assistência humanizada e reconheça as necessidades de cuidados que as mulheres apresentam para intervir, e assim, garantir o resgate da autoimagem e melhora na qualidade de vida.
Keywords: Neoplasias da mama
Mastectomia
Autoimagem
Cuidados de enfermagem
Qualidade de vida
Mastectomy
Breast Neoplasms
Self concept
Nursing care
Quality of life
Câncer de mama
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Embargado
Citation: CARVALHO, Alice Tomaz de. As estratégias de intervenções utilizadas pelos enfermeiros em relação às repercussões da mastectomia na autoimagem de mulheres com câncer de mama. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATCarvalho.pdf579.88 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.