Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFiani, Ronaldo-
dc.contributor.authorPereira, Matheus Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-03-27T20:14:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:54Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1666-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo padrão de riscopt_BR
dc.subjectRisco financeiropt_BR
dc.subjectRiscos empresariaispt_BR
dc.subjectRiscos estratégicospt_BR
dc.titleO gerenciamento de riscos empresariais como forma de agregar valor às organizaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7394437376053050pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Westenberger, Roberto-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5762769221500857pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Maria Cecília de Carvalho-
dc.description.resumoCompelidas pelo aumento da complexidade das relações corporativas decorrentes da globalização, tal como pela maior conscientização das organizações em garantir transparência e confiabilidade ao mercado, as novas tendências exigem que as empresas adotem estratégias cada vez mais robustas na busca pela diferenciação como forma de sobrevivência. Surge, então, a necessidade de estruturar e implementar adequadamente o processo de gestão de riscos, tendo como base a mobilização dos profissionais e o enraizamento da cultura voltada para riscos nos valores da própria organização, através do alinhamento entre os interesses de seus stakeholders e dos mais eficazes mecanismos de recompensa aos bons tomadores de decisão. Por meio de uma revisão bibliográfica de fontes secundárias, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar o gerenciamento de riscos empresariais sob outra perspectiva que não somente como uma mera ferramenta de proteção a eventuais perdas financeiras decorrentes da materialização de riscos, mas sim como fator propulsor da conquista de vantagens competitivas por intermédio da antecipação em relação aos demais concorrentes, que culmina, desta forma, na geração de valor para a companhia que busca o crescimento agressivo atrelado ao desenvolvimento autossuficiente no longo prazo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRPereira.pdf969.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.