Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16695
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Suzana Pimentel | - |
dc.contributor.author | Delgado, Roberta de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T13:27:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-13 | - |
dc.identifier.citation | DELGADO, Roberta de Almeida. A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16695 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.title | A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7026319752383529 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Simões, Ana Cristina Pantoja | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4566636331205655 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Leonardo da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9236870914699869 | pt_BR |
dc.description.resumo | O lúdico faz parte da vida humana e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Nos anos iniciais é uma das atividades mais importantes para a criança, pois necessita brincar, criar, inventar para a construção de sua personalidade. Esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e também na visão de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro que responderam a um questionário sobre o tema. AÀ prática mais dinâmica dessas atividades, segundo alguns estudiosos, proporciona aos alunos maior prazer na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito às ciências, aliar o conteúdo ao lúdico pode ser uma ferramenta bastante proveitosa. A alfabetização científica é parte do processo educativo e consiste em ajudar no crescimento do aluno como ser humano e cidadão. É importante tentar compreender porque alguns educadores, apesar de concordarem com a importância do lúdico nessa fase do ensino, não conseguem trabalhar ciências satisfatoriamente e não fazem uso de atividades lúdicas para o enriquecimento de suas aulas. Apesar de toda experiência desses professores, pois nenhum deles tinha menos de 10 anos de magistério, percebeu-se a dificuldade de inclusão do lúdico e do ensino de ciências em suas aulas e, de acordo com que foi pesquisado o professor é o mediador e motivador de seus alunos. Sem a interferência do professor, este processo fica prejudicado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RADelgado.pdf | 11.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.