Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSoares, Suzana Pimentel-
dc.contributor.authorDelgado, Roberta de Almeida-
dc.date.accessioned2022-04-13T13:27:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2016-07-13-
dc.identifier.citationDELGADO, Roberta de Almeida. A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16695-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.titleA importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7026319752383529pt_BR
dc.contributor.referee1Simões, Ana Cristina Pantoja-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566636331205655pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Leonardo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9236870914699869pt_BR
dc.description.resumoO lúdico faz parte da vida humana e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Nos anos iniciais é uma das atividades mais importantes para a criança, pois necessita brincar, criar, inventar para a construção de sua personalidade. Esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e também na visão de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro que responderam a um questionário sobre o tema. AÀ prática mais dinâmica dessas atividades, segundo alguns estudiosos, proporciona aos alunos maior prazer na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito às ciências, aliar o conteúdo ao lúdico pode ser uma ferramenta bastante proveitosa. A alfabetização científica é parte do processo educativo e consiste em ajudar no crescimento do aluno como ser humano e cidadão. É importante tentar compreender porque alguns educadores, apesar de concordarem com a importância do lúdico nessa fase do ensino, não conseguem trabalhar ciências satisfatoriamente e não fazem uso de atividades lúdicas para o enriquecimento de suas aulas. Apesar de toda experiência desses professores, pois nenhum deles tinha menos de 10 anos de magistério, percebeu-se a dificuldade de inclusão do lúdico e do ensino de ciências em suas aulas e, de acordo com que foi pesquisado o professor é o mediador e motivador de seus alunos. Sem a interferência do professor, este processo fica prejudicado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RADelgado.pdf11.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.