Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/166
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Faria, Marina Dias de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Ingrid | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T18:17:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/166 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.title | O bibliotecário como gestor: a percepção dos estudantes de Biblioteconomia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3940855790588364 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Russo, Mariza | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6474161645397085 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Maria de Fátima Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2 | Philyppis Junior, Nikiforos Joannis | - |
dc.description.resumo | O contexto sócio-político-econômico vigente exige das organizações e dos indivíduos aptidão para gerenciar mudanças, mobilizar pessoas, ter ações efetivas e eficazes além de administrar recursos de forma a obter vantagem competitiva. Dessa forma, profissionais e empresas buscam estratégias de gestão e de carreiras para corresponder a esse mercado de modo a alavancar negócios e carreiras. Com isso, as universidades tentam atrair estudantes por meio de programas de graduação em diversas áreas com ênfase na formação gerencial. No presente estudo, a Biblioteconomia foi o foco de investigação, uma vez que os profissionais dessa área precisam de aprendizagem ágil e contínua, flexibilidade de atuação em diversos sistemas, adaptação a mudanças, capacidade de atender eficazmente aos usuários, possuir habilidades interpessoais, além de dominar recursos de informacionais atualizados. O objetivo principal da pesquisa foi investigar a percepção dos estudantes de Biblioteconomia a respeito de sua formação na área de gestão e a sua futura atuação como gestor. Os procedimentos metodológicos compreenderam a coleta de dados por meio de colagens solicitadas a estudantes de três turmas do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para compor o material de estudo, os estudantes elaboraram colagens a partir de suas observações e atuação como alunos do curso e como gestores no mercado de trabalho. Os resultados obtidos permitem uma comparação entre o “Eu como aluno de Gestão” e o “Eu como gestor”. Constatou-se que durante o estudo de gestão, os estudantes passam por inúmeras dificuldades e uma constante necessidade de crescimento. Entretanto, os estudantes parecem acreditar que ao se tornarem gestores irão obter sucesso profissional, dinheiro e bens materiais. Isso faz parecer que todas as adversidades ocorridas durante o estudo valerão a pena, devido ao futuro promissor que vislumbram. Por fim, nota-se que a inserção das disciplinas de gestão no CBG/UFRJ possibilita uma inovação curricular relevante aos futuros bibliotecários, além de contribuírem para a formação de profissionais que correspondam à demanda do mercado. Essa nova grade curricular permite a atuação dos formandos nas áreas de negócios, tecnológicas e até mesmo autônomas, expandindo sua atuação para além das áreas tradicionais da biblioteca. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INGRID GOMES - PROJETO FINAL II.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.