Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFaria, Marina Dias de-
dc.contributor.authorGomes, Ingrid-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:17:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:28Z-
dc.date.issued2013-03-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/166-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleO bibliotecário como gestor: a percepção dos estudantes de Biblioteconomiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3940855790588364pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Russo, Mariza-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6474161645397085pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Maria de Fátima Gonçalves-
dc.contributor.referee2Philyppis Junior, Nikiforos Joannis-
dc.description.resumoO contexto sócio-político-econômico vigente exige das organizações e dos indivíduos aptidão para gerenciar mudanças, mobilizar pessoas, ter ações efetivas e eficazes além de administrar recursos de forma a obter vantagem competitiva. Dessa forma, profissionais e empresas buscam estratégias de gestão e de carreiras para corresponder a esse mercado de modo a alavancar negócios e carreiras. Com isso, as universidades tentam atrair estudantes por meio de programas de graduação em diversas áreas com ênfase na formação gerencial. No presente estudo, a Biblioteconomia foi o foco de investigação, uma vez que os profissionais dessa área precisam de aprendizagem ágil e contínua, flexibilidade de atuação em diversos sistemas, adaptação a mudanças, capacidade de atender eficazmente aos usuários, possuir habilidades interpessoais, além de dominar recursos de informacionais atualizados. O objetivo principal da pesquisa foi investigar a percepção dos estudantes de Biblioteconomia a respeito de sua formação na área de gestão e a sua futura atuação como gestor. Os procedimentos metodológicos compreenderam a coleta de dados por meio de colagens solicitadas a estudantes de três turmas do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para compor o material de estudo, os estudantes elaboraram colagens a partir de suas observações e atuação como alunos do curso e como gestores no mercado de trabalho. Os resultados obtidos permitem uma comparação entre o “Eu como aluno de Gestão” e o “Eu como gestor”. Constatou-se que durante o estudo de gestão, os estudantes passam por inúmeras dificuldades e uma constante necessidade de crescimento. Entretanto, os estudantes parecem acreditar que ao se tornarem gestores irão obter sucesso profissional, dinheiro e bens materiais. Isso faz parecer que todas as adversidades ocorridas durante o estudo valerão a pena, devido ao futuro promissor que vislumbram. Por fim, nota-se que a inserção das disciplinas de gestão no CBG/UFRJ possibilita uma inovação curricular relevante aos futuros bibliotecários, além de contribuírem para a formação de profissionais que correspondam à demanda do mercado. Essa nova grade curricular permite a atuação dos formandos nas áreas de negócios, tecnológicas e até mesmo autônomas, expandindo sua atuação para além das áreas tradicionais da biblioteca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INGRID GOMES - PROJETO FINAL II.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.