Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16706
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação preliminar de custos de coagulação/floculação combinada com osmose inversa no tratamento de lixiviado de aterros de resíduos sólidos urbanos
Author(s)/Inventor(s): Wang, Carolina Paes
Rodrigues, Luiz Henrique Costa
Advisor: Campos, Juacyara Carbonelli
Co-advisor: Almeida, Ronei de
Abstract: A coleta e o tratamento de lixiviado gerado nos aterros de resíduos são procedimentos de extrema importância para evitar a contaminação de solos, águas, lençóis freáticos e problemas de saúde pública. A definição da rota de tratamento do lixiviado depende de diversos fatores, dentre os quais, o componente econômico desempenha papel decisivo na tomada de decisão. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo estimar os custos de tratamento de duas rotas de tratamento: coagulação/floculação (C/F) + osmose inversa (OI) (Rota 1) e OI, sem pré-tratamento (Rota 2). Para as estimativas de custo considerou-se as Despesas de Capitais (CAPEX), nas quais se enquadram os custos com equipamentos, periféricos e instalação dos mesmos, e as Despesas Operacionais (OPEX), nas quais são considerados o consumo energético, manutenções, mão de obra, troca dos módulos da membrana, depreciação dos equipamentos, limpeza química das membranas e matérias-primas necessárias. Para um período de 15 anos, os custos totais do projeto da Rota 1 por m³ de efluente tratado foi de R$ 282,93, enquanto o custo da Rota 2 foi de R$ 39,01. Constatou-se que o tratamento do lodo foi o grande responsável pela diferença de CAPEX de ambas as rotas. O OPEX quando consideramos o tratamento do lodo na Rota 1 onerou o custo. Por mais que o pré-tratamento reduza a quantidade de contaminantes que chegam ao processo de separação por membrana (PSM), aumentando a vida útil das membranas, não é economicamente viável quando comparado à outra rota.
Keywords: Lixiviado
Tratamentos
Custos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Apr-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: WANG, Carolina Paes; RODRIGUES, Luiz Henrique Costa. Avaliação preliminar de custos de coagulação/floculação combinada com osmose inversa no tratamento de lixiviado de aterros de resíduos sólidos urbanos. 2022. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPWang.pdf727.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.