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http://hdl.handle.net/11422/16748
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fonseca, Marcos Luiz Bretas da | - |
dc.contributor.author | Reis, Adrianno Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T13:59:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16748 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Musica popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Alves, Francisco | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.title | Francisco Alves, a voz do violão: a sonora afirmação da cultura popular da modinha ao samba (1902-1952) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3715838264507777 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0156650286157431 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva compreender o percurso dos artistas populares brasileiros na jovem República: as transformações trazidas pelo advento da indústria fonográfica, da questão autoral à emissão das perspectivas de tal classe. A metodologia utilizada consistiu na análise e cruzamento de fontes – tanto produzidas pelos atores em questão, quanto aquelas ligadas à imprensa e estudiosos da área cultural. Pretendeu-se com essa pesquisa mitigar anacronismos anteriormente identificados em abordagens sobre o tema, ressaltando as tendências associativistas do povo carioca que se estendiam a seus artistas, que organizados informal e formalmente defenderam-se dos desmandos aos quais estavam submetidos, tanto do empresariado, quanto do poder público. O eixo norteador do trabalho foi, em grande parte, a pessoa e a figura de Francisco Alves, dada sua relevância enquanto artista, seus posicionamentos e seu protagonismo no cenário cultural, apontando adequadamente o legado de personagens imprescindíveis para o êxito definitivo da música popular na sociedade brasileira, como do herdeiro direto e intérprete dileto do maior sambista da primeira fase do samba nos registros sonoros, que garantiu a sobrevida do gênero no empreendimento até ser aderido pelo próprio poder oficial e ser reconhecido como grande expressão da cultura nacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História |
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