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http://hdl.handle.net/11422/16755
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Fabrício Leal de | - |
dc.contributor.author | Neves, Luisa de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T18:08:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16755 | - |
dc.description.abstract | This work presents an analysis of the occupation of the domain strips of the Ramal Arará Cargo Railway, in Rio de Janeiro. From the observation of the dynamics urban developments undertaken by excluded social groups by occupying these domains with housing, there was a need to produce and publish this work. Initially, a bibliographic review was carried out about the production of space in the capitalist city, which is characterized by the dispute between different uses and actors. Then, the urban morphology of the territory in question was observed, which is defined by these conflicts. Subsequently, the occupations were described based on reports from residents and data. census. Urban projects and social programs were also surveyed and analyzed. implemented in the surroundings of Ramal do Arará, in order to observe to what extent these projects satisfy the needs of the population and to what extent they are compatible with each other. Here, the internal complexity of the groups that produce the space was verified - namely the local population (residents and their representatives - the associations), the state (municipal, state and federal powers) and the private sector (builders, developers, transport concessionaires and logistics companies). Finally, the conflicts that are articulated between the various agents were linked space producers. Taking into account the attributes of the territory and its context metropolitan area, we sought to envision urban solutions to meet the needs of the population in terms of housing production. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Favelas | pt_BR |
dc.subject | Segregação urbana | pt_BR |
dc.subject | Trens | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Estações ferroviárias | pt_BR |
dc.subject | Estação Arará (Rio de Janeiro, RJ) | pt_BR |
dc.title | Ramal do Arará: favelas em margens ferroviárias e a produção do espaço urbano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2938548638400550 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2032897444386370 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise da ocupação das faixas de domínio do Ramal Ferroviário de Cargas do Arará, no Rio de Janeiro. A partir da observação das dinâmicas urbanas empreendidas por grupos sociais excluídos ao ocuparem essas faixas de domínio com moradia, verificou-se a necessidade da produção e publicação deste trabalho. Inicialmente, efetuou-se a revisão bibliográfica acerca da produção do espaço na cidade capitalista, que se caracteriza pela disputa entre diversos usos e atores. Em seguida, observou-se a morfologia urbana do território em questão, que é definida por esses conflitos. Posteriormente, as ocupações foram descritas a partir de relatos de moradores e dados censitários. Foram ainda levantados e analisados os projetos urbanos e programas sociais implementados no entorno do Ramal do Arará, a fim de se observar em que medida estes projetos satisfazem as necessidades da população e até que ponto são compatíveis entre si. Aqui, verificou-se a complexidade interna dos grupos que produzem o espaço - nomeadamente a população local (moradores e seus representantes - as associações), o estado (poderes municipal, estadual e federal) e o setor privado (construtoras, incorporadoras, concessionárias de transporte e empresas de logística). Por fim, foram encadeados os conflitos que se articulam entre os diversos agentes produtores do espaço. Levando-se em consideração os atributos do território e seu contexto metropolitano, buscou-se vislumbrar soluções urbanas para o atendimento das necessidades da população no que concerne à produção de habitação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Política e Planejamento Urbano |
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