Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16759
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dc.contributor.advisorMuñoz Gaviria, Edwin-
dc.contributor.authorAlmeida, Adilson de Souza-
dc.date.accessioned2022-04-28T14:42:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:27Z-
dc.date.issued2018-05-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16759-
dc.description.abstractThe purpose of the present article is to bring to light evidences to demonstrate the hypothesis that one of the Peacekeeping Police Unit program’s targets is to be a consolidation instrument of the strategic planning schedule adopted in the city of Rio de Janeiro, having as one of its premises to spread the image of a safe city, with conditions to host major events and, mainly, to be attractive to the market and to large investments. Introducing the research, it will take place the approach of questions related to the economic background, with emphasis on the adoption of the neoliberal model, from the the 1970 decade and the current protagonism of the cities in the economic plane. The next moment, the analysis will focus on the city’s environment, that starts with the pre-installation cycle of the program (considering the beggining of the occupation of areas popularly denominated “favelas” by criminal gangs in the early 1980s) to the present days, in which the insecurity present in the city and the model of planning addopted in Rio de Janeiro will be evidenced. From this perspective, concepts and theories related to population domination instruments will be approached, focusing on police actions, and their relations with the neoliberal economic model. Regarding the Peacekeeping Police Units program itself, it will be questioned if it would be a market-oriented program, more precisely a safe city project. For this purpose, the economic viability of the program will initially be analyzed, a fact that in itself demonstrates that it would not be a program that could be identically implemented and maintained in all territories, demanding the inevitable adptiong of selective criteria. Finally, as ratification of the mentioned selectivity, it will be shown in which areas of the city these units were implanted and the reasons beneath such selections.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegurança públicapt_BR
dc.subjectPoliciamento comunitáriopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titleO programa de unidade de polícia pacificadora como instrumento do projeto de cidade competitivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7449131973269164pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6029958494494751pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo trazer a lume evidências que demonstrem a hipótese de que o programa de Unidade de Polícia Pacificadora possui como um de seus fins o de ser instrumento para a consolidação de programa de planejamento estratégico adotado na cidade do Rio de Janeiro, que tem como um de seus pressupostos difundir a imagem de cidade segura, com condições para receber grandes eventos e, principalmente, ser atrativa ao mercado e aos grandes investimentos. Como parte introdutória, serão abordadas questões que tratam do cenário econômico, com destaque para a adoção do modelo neoliberal, a partir da década de 70 do século passado e o atual protagonismo das cidades no plano econômico. Na sequência, o enfoque será o de análise do ambiente da cidade, que vai desde o período pré-instalação do programa (a considerar quando as facções criminosas ocupam o que se denomina popularmente como favelas no início da década de 80) até os dias atuais, em que se evidenciará a sensação de insegurança presente na cidade e o modelo de planejamento adotado no Rio de Janeiro. A partir deste cenário, serão abordados conceitos e teorias que tratam da forma de domínio de populações, com foco nas ações policiais, e as suas relações com o modelo econômico neoliberal. No que concerne ao programa em si, demonstrar-se-á a hipótese de que seria um programa voltado ao mercado, mais precisamente ao projeto de cidade segura. Para tanto, inicialmente será objeto de análise a inviabilidade econômica do programa, fato que por si só demonstra que não seria programa que pudesse ser implantado e mantido em todos os territórios com critérios idênticos, o que inevitavelmente determina a adoção de critérios seletivos. Por fim, como ratificação do critério de seletividade, demonstrar-se-á em quais áreas da cidade as unidades foram implantadas e quais os motivos para tais seleções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS SOCIAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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