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dc.contributor.advisorPechman, Robert Moses-
dc.contributor.authorAssaf, Stephanie Mesquita-
dc.date.accessioned2022-04-28T15:05:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:27Z-
dc.date.issued2018-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16760-
dc.description.abstractThe premise of this article is to present reflections about the relations that happen between objects and subjects that are established in societies subjugated by dynamics of consumption induced by the very operation of the capitalist way of production. To do so, we will articulate as objects Brazilian gated communities, and use the enterprises of the Alphaville Urbanismo franchise for a case of study. Therefore, in order to be able to apprehend some transmutations that connect with the imaginary unit configuration of the subjects affected by these dynamics, we will use the advertising pieces linked to these objects as a way of apprehending some aspects of this process.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia urbanapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectCondomínios fechadospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleDo objeto ao sujeito: reflexões a partir de uma breve genealogia de anúncios publicitários de condomínios fechados no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9409815749486776pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3127860158911675pt_BR
dc.description.resumoA premissa desse artigo é tecer reflexões sobre as relações que acontecem entre objetos e sujeitos que se estabelecem em sociedades subjugadas pelo consumo, dinâmica induzida pelo próprio funcionamento do modo de produção capitalista. Para tanto, articularemos enquanto objetos, condomínios fechados brasileiros, e usaremos os empreendimentos/objetos da franquia Alphaville Urbanismo para estudo de caso. Portanto, para que possam ser apreendidas algumas transmutações que se conectam com a configuração de unidade imaginária dos sujeitos, atingidos por essas dinâmicas, usaremos as peças publicitárias vinculadas a esses objetos como forma de apreender alguns aspectos desse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::TEORIA DA URBANIZACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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