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dc.contributor.advisorBezerra, Gustavo Antonio das Neves-
dc.contributor.authorMascarello, Renata Piroli-
dc.date.accessioned2022-04-28T17:49:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:27Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16765-
dc.description.abstractFrom the articulation between an empirical experience and a theoretical content, this paper aims to study the new forms of social organization from the study experience of the Institute of Education Cristóvão de Mendoza. The starting point is the case study, whose narrative is in the first section. Other issues are problematized based on the experiences of May 1968 and the Protests of June 2013. Through the literature review, there is a constant threat to our most basic rights in a context of crisis of capitalism and representativeness. Also, the possibility of rethinking the groups through the use of freer theories, methods and narratives, always seeking the best possible understanding about the context, the action, the group and their motivations. It is concluded that, given the continuity of the austerity agenda, there is a theoretical and practical emergency in the field of social organization and resistance, because, while there are theoretical and operational doubts about social mobilization, it is certain that the capitalist offensive should only cease social action.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMovimentos sociais urbanospt_BR
dc.subjectGrupos de protestopt_BR
dc.titleQuando a escola vira casa: notas sobre atores sociais a partir da ocupação estudantil do Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502466227218431pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4411279055472982pt_BR
dc.description.resumoA partir da articulação entre uma experiência empírica e um conteúdo teórico, este trabalho tem como objetivo estudar as “novas” formas de organização social a partir da experiência da ocupação estudantil do Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza. O ponto de partida é o estudo de caso, cuja narrativa está na primeira seção. Posteriormente, algumas questões são problematizadas com base nas experiências de Maio de 1968 e das Jornadas de Junho de 2013. Por meio da revisão bibliográfica, verifica-se a existência de uma ameaça constante aos nossos direitos mais básicos em um contexto de crise do capitalismo e de representatividade. Ainda, observa-se a possibilidade de repensar os grupos pelo uso de teorias, métodos e narrativas mais livres, buscando sempre o maior entendimento possível acerca do contexto, da ação, do grupo e das suas motivações. Conclui-se que, diante da continuidade da agenda de austeridade, há uma emergência teórica e prática no âmbito da organização social e da resistência, pois, enquanto há dúvidas teóricas e operacionais sobre mobilização social, é certo que a ofensiva capitalista só deve cessar pela ação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

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