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dc.contributor.advisorFonseca, Marcos Luiz Bretas da-
dc.contributor.authorBrandão, Letícia de Oliveira Barbosa-
dc.date.accessioned2022-04-29T14:26:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16777-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDuran, Dolorespt_BR
dc.subjectOliveira, Dalvan dept_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleAo apagar das luzes: a relegada história de Dalva de Oliveira e Dolores Duranpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3715838264507777pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1396538199811080pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa procura em seu levantamento questões que levem a uma reflexão da relação dessas duas mulheres/artistas, representadas por Dolores Duran e Dalva de Oliveira, junto ao público e a sociedade na perspectiva da literatura teórica sobre gênero. Esta pesquisa procurou compreender de que forma ações e produções musicais das cantoras de rádio romperam com os padrões normativos do período, visto que os comportamentos contrários aos modelos impostos eram mal interpretados e marginalizados socialmente dentro do contexto determinante, ocasionando a essas agentes a exclusão do meio social. Ao analisar a história pessoal dessas mulheres inspiradoras, ratificamos o pioneirismo assistido e validado na história do rádio nacional, na música e cultura. Diante disso, as trajetórias de sucesso e narrativas cristalizadas por preconceitos, silenciamento, engendrados na sociedade, família ou relacionamentos amorosos permitem certa inferência, baseada em indícios, sinais e detalhes, nos quais oportunizam reconstruir personalidades, individualidades e realidades. Nota-se que as cantoras aqui abordadas trazem características transgressoras e permanências em relação a representações de gêneros. A luta pelo livre arbítrio e aspirações profissionais teve por condutor a paixão pela música, esse ser invisível, expressão poderosa da máxima revolução dos costumes, relação social, de gênero e poder.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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