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http://hdl.handle.net/11422/16777
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fonseca, Marcos Luiz Bretas da | - |
dc.contributor.author | Brandão, Letícia de Oliveira Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T14:26:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16777 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Duran, Dolores | pt_BR |
dc.subject | Oliveira, Dalvan de | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Ao apagar das luzes: a relegada história de Dalva de Oliveira e Dolores Duran | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3715838264507777 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1396538199811080 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa procura em seu levantamento questões que levem a uma reflexão da relação dessas duas mulheres/artistas, representadas por Dolores Duran e Dalva de Oliveira, junto ao público e a sociedade na perspectiva da literatura teórica sobre gênero. Esta pesquisa procurou compreender de que forma ações e produções musicais das cantoras de rádio romperam com os padrões normativos do período, visto que os comportamentos contrários aos modelos impostos eram mal interpretados e marginalizados socialmente dentro do contexto determinante, ocasionando a essas agentes a exclusão do meio social. Ao analisar a história pessoal dessas mulheres inspiradoras, ratificamos o pioneirismo assistido e validado na história do rádio nacional, na música e cultura. Diante disso, as trajetórias de sucesso e narrativas cristalizadas por preconceitos, silenciamento, engendrados na sociedade, família ou relacionamentos amorosos permitem certa inferência, baseada em indícios, sinais e detalhes, nos quais oportunizam reconstruir personalidades, individualidades e realidades. Nota-se que as cantoras aqui abordadas trazem características transgressoras e permanências em relação a representações de gêneros. A luta pelo livre arbítrio e aspirações profissionais teve por condutor a paixão pela música, esse ser invisível, expressão poderosa da máxima revolução dos costumes, relação social, de gênero e poder. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História |
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