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http://hdl.handle.net/11422/16788
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Mota, Maria Aparecida Rezende | - |
dc.contributor.author | Souza, Marcelle Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T14:39:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:28Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16788 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alencar, José de | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Vestuário | pt_BR |
dc.title | As conveniências do vestuário ficcional: a representação da indumentária feminina nos romances Cinco minutos e A viuvinha, de José de Alencar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6059718058889499 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3604182189693189 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a indumentária de Carlota e Carolina nos romances Cinco minutos e A viuvinha (1857), publicados, respectivamente, em 1856 e 1857, com o objetivo de demonstrar que José de Alencar valeu-se dos trajes para compor, não só, as identidades dessas personagens, mas, também, certas características do enredo desses romances. Para isso, examinamos, inicialmente, ambos os romances com o intuito de identificar a concepção de vestuário feminino adotada pelo romancista. Em seguida, comparamos a perspectiva alencariana com a moda oitocentista estampada nos periódicos da época, assinalando a discrepância entre os padrões indumentários do universo ficcional de Alencar e os que eram divulgados nos jornais e revistas. Ao expor o distanciamento entre essa moda veiculada pelos jornais e a que se apresenta na narrativa de Alencar, destacamos a proximidade entre as vestimentas das personagens femininas e as concepções de moda e de comportamento presentes nos manuais de etiqueta e civilidade. Por fim, exploramos a visão crítica de Alencar sobre a indumentária da época, em seu trabalho como editor-chefe de O Diário do Rio de Janeiro, articulando-a à possibilidade de que o escritor teria procurado, nesses dois romances, alertar a mulher burguesa acerca das complicações que a moda impunha em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História |
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