Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16790
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gutiérrez, Rafael | - |
dc.contributor.author | Epifanio, Rebeca da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T17:17:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16790 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Terror (gênero) | pt_BR |
dc.subject | Realismo | pt_BR |
dc.subject | Literatura argentina | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de consumo | pt_BR |
dc.subject | Enriquez, Mariana | pt_BR |
dc.title | A espetacularização da tragédia como elemento de terror em três relatos de Mariana Enriquez | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6316656737716891 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7132326127018016 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | González, Elena Cristina Palmero | - |
dc.description.resumo | No livro As Coisas que Perdemos no Fogo, a escritora argentina Mariana Enriquez constrói uma narrativa de terror utilizando elementos extremamente realistas. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar como a espetacularização da tragédia atua como elemento de terror na obra da autora contemporânea. Para isso, três relatos, dos doze que constituem a obra, serão analisados de forma individual considerando tópicos relevantes ao contexto de cada trama, e logo vinculados ao tema principal da pesquisa tendo como base A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord (1967). A escolha do ensaio, considerado uma das principais críticas à sociedade de consumo do século XX, para pensar os contos de Enriquez se dá devido à quantidade e relevância de elementos sociais presentes na obra da autora, o que torna necessária uma reflexão que ultrapasse os limites do ficcional. Neste trabalho serão abordados alguns conceitos debordianos, como os de linguagem do espetacular e monopólio da aparência, além de definições de espetáculo presentes em sua obra, a partir dos quais será possível observar como O Espetáculo não só se faz presente nos relatos aqui trabalhados como constitui um componente fundamental na configuração do terror. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCEpifanio.pdf | 754.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.