Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGutiérrez, Rafael-
dc.contributor.authorEpifanio, Rebeca da Costa-
dc.date.accessioned2022-05-03T17:17:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:44Z-
dc.date.issued2023-01-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16790-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerror (gênero)pt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectLiteratura argentinapt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectEnriquez, Marianapt_BR
dc.titleA espetacularização da tragédia como elemento de terror em três relatos de Mariana Enriquezpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6316656737716891pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7132326127018016pt_BR
dc.contributor.referee1González, Elena Cristina Palmero-
dc.description.resumoNo livro As Coisas que Perdemos no Fogo, a escritora argentina Mariana Enriquez constrói uma narrativa de terror utilizando elementos extremamente realistas. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar como a espetacularização da tragédia atua como elemento de terror na obra da autora contemporânea. Para isso, três relatos, dos doze que constituem a obra, serão analisados de forma individual considerando tópicos relevantes ao contexto de cada trama, e logo vinculados ao tema principal da pesquisa tendo como base A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord (1967). A escolha do ensaio, considerado uma das principais críticas à sociedade de consumo do século XX, para pensar os contos de Enriquez se dá devido à quantidade e relevância de elementos sociais presentes na obra da autora, o que torna necessária uma reflexão que ultrapasse os limites do ficcional. Neste trabalho serão abordados alguns conceitos debordianos, como os de linguagem do espetacular e monopólio da aparência, além de definições de espetáculo presentes em sua obra, a partir dos quais será possível observar como O Espetáculo não só se faz presente nos relatos aqui trabalhados como constitui um componente fundamental na configuração do terror.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCEpifanio.pdf754.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.