Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16791
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Danúsia Torres dos | - |
dc.contributor.author | Chaves, Jennifer Moura | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T17:22:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16791 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.title | Portal do professor de português língua estrangeira (PPPLE): análise de unidades didáticas do Brasil e de Cabo Verde por uma perspectiva metodológica e cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2694352639729560 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa partiu da indagação a respeito do modo como a plataforma Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE) apresenta aspectos culturais, considerando o conceito de língua-cultura (MENDES, 2011). Com o objetivo de encontrar respostas à problemática levantada, analisou-se a distribuição das Unidades Didáticas do Portal, seu tipo de abordagem e as suas características, tendo como base algumas Unidades do Brasil e de Cabo Verde, com os temas Cultura e Culinária. Os países foram escolhidos pelo critério de maior número de Unidades, de modo geral, e por nível, conforme indicado no Portal. A avaliação do material foi baseada nos critérios propostos por Dias (2009) e por Pedroso (1999). A pesquisa adotou um viés descritivo/comparativo para analisar dados quantitativos e qualitativos. Por meio de uma análise bibliográfica sobre a problemática em questão, chegou-se à conclusão de que a plataforma é um Recurso Educacional Aberto (REA) relevante, e que busca desenvolver a interculturalidade. Sendo assim, pode-se dizer que o Portal cumpre bem seu papel no ensino/aprendizagem do Português como Língua Não Materna (PLNM), apesar de precisar de alguns ajustes que podem otimizar seu funcionamento, como o aperfeiçoamento da ferramenta de busca, a revisão dos níveis de proficiência e o incremento do recurso de contato com o professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JMChaves.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.