Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedeiros, Leticia Piedade de-
dc.contributor.authorSantos, Geciane Aparecida Rosa dos-
dc.date.accessioned2022-05-09T19:30:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:28Z-
dc.date.issued2016-06-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Geciane Aparecida Rosa dos. importância do uso de experimentos no ensino de ciências. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16811-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA importância do uso de experimentos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8217434026796724pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Domingues, Carolina Salles-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7536652094424249pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Leiliane-
dc.contributor.referee2Domingues, Carolina-
dc.description.resumoAo longo dos anos o Ensino de Ciências passou por diversas mudanças com o intuito de elevar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais prazeroso para os alunos. A utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências é uma alternativa significativamente reconhecida como aliada dos docentes na construção do conhecimento. Este trabalho discorre sobre o papel dessas atividades no Ensino de Ciências, ancorado no referencial teórico e em pesquisa exploratória com discentes do ensino fundamental, com o objetivo de averiguar a relevância da utilização dessa ferramenta didática para a construção do conhecimento. De acordo com os autores a utilização de Experimentos no Ensino de Ciências propicia uma aprendizagem significativa, pois requer a participação do aluno valorizando seu conhecimento empírico e destacando aspectos do cotidiano com a nova informação, pois seus conhecimentos prévios é que direcionam o processo de aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa pode-se perceber que os alunos são muito suscetíveis à prática de atividades experimentais, que não se traduz na única, mas numa importante ferramenta didática que corrobora com o processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GARSantos.pdf945.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.