Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16811
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Medeiros, Leticia Piedade de | - |
dc.contributor.author | Santos, Geciane Aparecida Rosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T19:30:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Geciane Aparecida Rosa dos. importância do uso de experimentos no ensino de ciências. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16811 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A importância do uso de experimentos no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8217434026796724 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Domingues, Carolina Salles | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7536652094424249 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Leiliane | - |
dc.contributor.referee2 | Domingues, Carolina | - |
dc.description.resumo | Ao longo dos anos o Ensino de Ciências passou por diversas mudanças com o intuito de elevar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais prazeroso para os alunos. A utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências é uma alternativa significativamente reconhecida como aliada dos docentes na construção do conhecimento. Este trabalho discorre sobre o papel dessas atividades no Ensino de Ciências, ancorado no referencial teórico e em pesquisa exploratória com discentes do ensino fundamental, com o objetivo de averiguar a relevância da utilização dessa ferramenta didática para a construção do conhecimento. De acordo com os autores a utilização de Experimentos no Ensino de Ciências propicia uma aprendizagem significativa, pois requer a participação do aluno valorizando seu conhecimento empírico e destacando aspectos do cotidiano com a nova informação, pois seus conhecimentos prévios é que direcionam o processo de aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa pode-se perceber que os alunos são muito suscetíveis à prática de atividades experimentais, que não se traduz na única, mas numa importante ferramenta didática que corrobora com o processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GARSantos.pdf | 945.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.