Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1682
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O cinema alemão contemporâneo e a questão da memória
Autor(es)/Inventor(es): Telles, Lucas Travassos
Tutor: ElHajji, Mohammed
Resumen: Desde o fim da década de 1990, o cinema alemão voltou a ganhar projeção no exterior, algo que não acontecia desde a década de 1970, quando filmes do Novo Cinema Alemão ganharam o mundo. O curioso é que esses novos filmes, além de tocarem muitas vezes em assuntos delicados da memória da Alemanha conseguiram, como seus antecessores, obter sucesso de público e de crítica. A proposta desta monografia é identificar como o cinema alemão contemporâneo aborda a questão da memória. Com esse intuito, apresentamos uma discussão bibliográfica entre autores que trabalham com a memória e traçamos um histórico do cinema alemão, procurando identificar a importância desta questão no cinema do país através do tempo e as condições que favoreceram a produção dos filmes contemporâneos. Por fim, analisamos os filmes “Adeus, Lênin!” e “A vida dos outros”, que têm como tema a vida na República Democrática Alemã, procurando identificar neles elementos presentes na discussão proposta.
Materia: Cinema
Memória
Alemanha
Filme
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : TELLES, Lucas Travassos. O cinema alemão contemporâneo e a questão da memória. 2007. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LTelles.pdf373.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.