Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Benedita Aglai Oliveira da-
dc.contributor.authorPinheiro, Sandra Lucia Pizzani-
dc.date.accessioned2022-05-10T19:52:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Sandra Lucia Pizzani. Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16823-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMudança climáticapt_BR
dc.subjectLivros de texto como assuntopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subjectEfeito estufapt_BR
dc.subjectClimate changept_BR
dc.subjectTextbooks as topicpt_BR
dc.subjectEducation, primary and secondarypt_BR
dc.subjectGlobal warmingpt_BR
dc.subjectGreenhouse effectpt_BR
dc.titleMudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6460728196311228pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo avaliar as seguintes coleções de livros didáticos de biologia para o ensino médio com relação à abordagem dos temas “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Mudanças Climáticas”: - “Biologia”, autora Vivian L. Mendonça. - “Biologia Hoje”, autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares - “Coleção Biologia”, autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Foi realizada uma verificação do número de páginas referentes aos temas nas coleções para comparar o quanto os assuntos ocupam em cada volume, o número de exercícios, além da quantidade e dos tipos de atividades complementares sugeridas. Além, disso foram analisadas qualitativamente as informações relativas à apresentação e organização dos conteúdos, atualidade da bibliografia apresentada pelos autores, explicações sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global/mudança climática, prováveis imprecisões ou erros nas informações oferecidas e se é enfatizado que, conforme o entendimento majoritário da comunidade científica (5º IPCC, 2014), o fenômeno aquecimento global/mudança climática tem origem antrópica. Objetivamente comparando as coleções, conclui-se que a coleção “Biologia Hoje” é a que melhor apresenta os temas efeito estufa, aquecimento global e mudança climática para alunos do ensino médio, por apresentar as informações sobre os assuntos com profundidade de conteúdo, com clareza, com sólida argumentação científica e sem uso de expressões dúbias e/ou imprecisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SLPPinheiro.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.