Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16823
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Benedita Aglai Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T19:52:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:28Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Sandra Lucia Pizzani. Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16823 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mudança climática | pt_BR |
dc.subject | Livros de texto como assunto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.subject | Aquecimento global | pt_BR |
dc.subject | Efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Climate change | pt_BR |
dc.subject | Textbooks as topic | pt_BR |
dc.subject | Education, primary and secondary | pt_BR |
dc.subject | Global warming | pt_BR |
dc.subject | Greenhouse effect | pt_BR |
dc.title | Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6460728196311228 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo avaliar as seguintes coleções de livros didáticos de biologia para o ensino médio com relação à abordagem dos temas “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Mudanças Climáticas”: - “Biologia”, autora Vivian L. Mendonça. - “Biologia Hoje”, autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares - “Coleção Biologia”, autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Foi realizada uma verificação do número de páginas referentes aos temas nas coleções para comparar o quanto os assuntos ocupam em cada volume, o número de exercícios, além da quantidade e dos tipos de atividades complementares sugeridas. Além, disso foram analisadas qualitativamente as informações relativas à apresentação e organização dos conteúdos, atualidade da bibliografia apresentada pelos autores, explicações sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global/mudança climática, prováveis imprecisões ou erros nas informações oferecidas e se é enfatizado que, conforme o entendimento majoritário da comunidade científica (5º IPCC, 2014), o fenômeno aquecimento global/mudança climática tem origem antrópica. Objetivamente comparando as coleções, conclui-se que a coleção “Biologia Hoje” é a que melhor apresenta os temas efeito estufa, aquecimento global e mudança climática para alunos do ensino médio, por apresentar as informações sobre os assuntos com profundidade de conteúdo, com clareza, com sólida argumentação científica e sem uso de expressões dúbias e/ou imprecisas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SLPPinheiro.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.