Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16827
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dc.contributor.advisorPereira, Wagner Pinheiro-
dc.contributor.authorDiniz, Caroline Lardoza-
dc.date.accessioned2022-05-10T20:41:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16827-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectAspectos históricospt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectHepburn, Audreypt_BR
dc.titleO poder do figurino na construção do ideal feminino americano na década de 1950: análise dos filmes Sabrina (1954) e Cinderela em Paris (1957)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1241103516092018pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8340503734692240pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia pretende analisar a relação História, Cinema e Moda através de duas produções cinematográficas: Sabrina (1954) e Cinderela em Paris (1957), com o objetivo de examinar como elas auxiliaram na construção de um ideal de mulher americana, apoiado na elaboração de figurinos que configuraram um padrão de moda feminina na década de cinquenta. As produções contaram com as composições da figurinista Edith Head na criação do figurino da atriz Audrey Hepburn, a estrela protagonista das tramas, o que foi representativo da forma como a moda é utilizada enquanto um instrumento vital na configuração de um ideal de estilo e de comportamento feminino na sociedade americana desta década. Além disso, é possível perceber que além da importância do figurino na composição das características físicas, psicológicas e comportamentais das personagens, uma bela roupa em um filme pode marcar época, virar referência e até parar nas vitrines das lojas. O cinema foi o primeiro meio de propagação de modismos que atingiu o mundo ocidental, conquistando os corações e as mentes do público espectador que inspirando-se em seus astros e estrelas favoritos, passou a querer imitá-los. O estilista francês Hubert de Givenchy ficou mundialmente famoso quando vestiu pela primeira vez Audrey Hepburn em "Sabrina", filme que recebeu o Oscar de Melhor Figurino - em produção preto e branco - para Edith Head, considerada a "papisa dos figurinos" nas décadas de 1950-1970. Estes filmes podem ser utilizados como fontes representativas para avaliar como a mulher dessa década passou a exibir características marcantes de uma mistura ambígua de sensualidade e ingenuidade abordadas muita das vezes nas personagens principais. Abordando além disso, a questão da influência no comportamento e na moda no mundo feminino, em específico na sociedade norte americana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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