Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16895
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Intersecções possíveis e imprescidíveis entre a biblioteconomia e a tecnologia blockchain: que lugar para o bibliotecário em meio as tecnologias emergentes?
Author(s)/Inventor(s): Nobre, Tassia Aguiar
Advisor: Freitas, Danilo Pestana de
Abstract: Em meio a tantas tecnologias emergentes capazes de facilitar e revolucionar diferentes aspectos da vida moderna, o presente estudo debruça-se em especial na tecnologia blockchain. Nos últimos anos, suas propriedades técnicas, sobre as quais discorreremos mais detalhadamente no corpo deste trabalho, começaram a ser destrinchadas, revelando possíveis aplicações fora do universo financeiro. Neste contexto, a pesquisa pretende estudar como a tecnologia blockchain pode ser inserida nas práticas fundamentais biblioteconômicas, a fim de que esta última mantenha-se relevante, acompanhando as demandas atuais criadas pelas tecnologias emergentes. Para tal, busca estabelecer possíveis correlações e pontos de interseção entre os pilares que norteiam a práxis em biblioteconomia e os alvos pretendidos na aplicação da tecnologia blockchain, apresentando sua origem e propriedades, bem como, sua aplicação enquanto sistema de transação descentralizado e distribuído; discorrendo sobre as transformações impostas pelo advento das novas tecnologias à biblioteconomia e ao papel e atuação do bibliotecário; indicando possíveis aplicações da tecnologia blockchain nas tradicionais práticas de biblioteconomia; e, analisando a exposição da classe bibliotecária às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ao longo de seu percurso acadêmico e profissional, observando o interesse e a necessidade de educação continuada, com enfoque tecnológico, para o progresso da área em um todo.
Keywords: Blockchain
Novas tecnologias
Biblioteconomia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Feb-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NOBRE, Tassia Aguiar. Intersecções possíveis e imprescidíveis entre a biblioteconomia e a tecnologia blockchain: que lugar para o bibliotecário em meio as tecnologias emergentes? 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TANobre.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.