Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16914
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Werner, Deborah | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Mayara Santos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T13:40:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16914 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura de transportes | pt_BR |
dc.subject | Hidrovias | pt_BR |
dc.subject | Portos | pt_BR |
dc.subject | Divisão internacional do trabalho | pt_BR |
dc.title | Rodadas neoliberais e infraestrutura hidroviária e portuária na região norte: análise da reestruturação regulatória e vínculo com as commodities | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9765353870457713 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1836413506959712 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Jéssica de Fátima Rossone | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8846926033399587 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinheiro, Alan Brum | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0210764162547296 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo analisa as instalações hidroviárias e portuárias na Região Norte do Brasil, em infraestrutura hidroviária e portuária, de modo a evidenciar o vínculo entre a provisão dessas infraestruturas e a neoliberalização no país, a partir de dois aspectos: i) as alterações regulatórias em curso desde a década de 1990, que permitem o enquadramento institucional favorável a atuação dos mercados na instalação dos projetos; e ii) a viabilidade da exportação de commodities agrícolas e minerais proporcionadas pela instalação dessas infraestruturas na região Norte, o que reitera a posição primário-exportadora do Brasil na divisão internacional do trabalho. A partir de uma análise histórico-estrutural de caráter multiescalar, o trabalho realiza uma análise qualitativa de documentos e regulações, assim como identifica, através da análise dos dados fornecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a localização e as cargas procedentes das instalações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSSPinheiro.pdf | 359.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.