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http://hdl.handle.net/11422/1691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rosa, Maria Carlota Amaral Paixão | - |
dc.contributor.author | Domingos, Stelamary | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-29T21:10:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1691 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de escrita | pt_BR |
dc.subject | Ortografia | pt_BR |
dc.title | Francês língua estrangeira: aprendendo um segundo sistema de escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9144953844472433 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2783074418541370 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Couto, Letícia Rebollo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6224939775524377 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho focaliza a aprendizagem da ortografia do francês por estudantes brasileiros iniciantes. Trata-se, portanto, do estudo de francês enquanto língua estrangeira (FLE). Procura-se aqui responder à seguinte pergunta: semelhanças e diferenças entre o sistema de escrita conhecido e o que está em processo de aprendizado permitem prever as dificuldades iniciais desses estudantes? Para responder a essa questão, o trabalho compreende duas partes. Primeiramente, abordam-se os conceitos relativos à natureza dos sistemas de escrita. Em seguida, focalizam-se as correspondências entre grafemas e fonemas no sistema de escrita do português, primeiro sistema de escrita do aluno, e do francês, neste caso, o segundo sistema de escrita. Analisadas essas correspondências, apontam-se focos de dificuldade para o estudante em questão. Em relação ao português, o francês tem maior número de possibilidades de mapeamento múltiplo entre grafemas e fonemas; maior número de fonemas representados nas mesmas seis vogais do alfabeto latino; maior número de consoantes duplas, possibilidade de ocorrência de grafemas sem representação fonológica, além de regras de acentuação diferentes do português. Com relação às semelhanças entre o português e o francês, ambos os sistemas de escrita são fonográficos e ambas as escritas são em caracteres latinos. Assim, o maior desafio para o estudante está no fato de a ortografia do francês ser menos transparente fonologicamente do que a do português. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
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