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dc.contributor.advisorCastro, Rudi Rocha de-
dc.contributor.authorLeite, Pedro Henrique Amparo da Costa-
dc.date.accessioned2017-03-30T15:24:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:55Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1693-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndice de Massa Corporalpt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.titleO efeito da educação sobre o índice de massa corporal na população adulta brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6911466624133651pt_BR
dc.contributor.referee1Paranhos, Julia-
dc.contributor.referee2Luporini, Viviane-
dc.description.resumoNas últimas três décadas houve um aumento considerável na prevalência de excesso de peso e a obesidade principalmente nos países em desenvolvimento. Dada sua associação com as doenças... (DCNT), o excesso de peso é o quinto maior fator de risco por causa atribuível, constituindo-se em um grave problema de saúde pública. A educação tem sido considerada um fator importante para a redução do excesso de peso e obesidade na medida em que maiores níveis de educação são associados com menores prevalências desses fatores de risco. Dado o aumento da obesidade no Brasil, o objetivo do presente estudo é avaliar o impacto da escolaridade sobre os níveis de IMC. Tendo em vista que o efeito dos anos de escolaridade podem ser diferentes ao longo da distribuição do IMC, neste estudo um modelo de regressão Quantílica foi utilizado. Os anos de escolaridade apresentaram uma relação inversa com os níveis de IMC, o que corrobora resultados já encontrados na literatura. Nesta monografia mostramos que este resultado é bastante heterogêneo ao longo da distribuição de IMC. A relação entre escolaridade e IMC é particularmente mais forte nos percentis 50, 75 e 90. Já a variável logaritmo da renda domiciliar per capita mostrou-se diretamente associada com o IMC, com efeitos semelhantes em todos os percentis. Há evidências de impactos diferenciados da educação e renda segundo o sexo, mas isso deve ser analisado em maior profundidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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