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dc.contributor.advisorPereira, Ricardo Antônio Barbosa-
dc.contributor.authorAlvim, Bruna Diogo-
dc.date.accessioned2022-05-23T14:13:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationALVIM, Bruna Diogo. O descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpo. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16953-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpo femininopt_BR
dc.subjectCorpo masculinopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectProtestopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.titleO descontamento do homem diante da realidade dos corpos femininos: a retomada do corpopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumo“Retomada do corpo” trata, enquanto pesquisa plástico-poética no campo pictórico, da objetificação do corpo feminino, um assunto atual e relevante, afetando mulheres das mais variadas classes sociais em nossa cultura. Como ponto de partida para a realização das pinturas, foram utilizadas reportagens, dados históricos e atuais com apresentação de um recorte das diferenças de tratamento de imagem entre o homem e a mulher, em forma de dípticos. O conjunto dos trabalhos realizados são uma tentativa de protesto contra a forma pela qual as mulheres são retratadas, e sempre foram, durante séculos, seja nas pinturas, nas fotografias e/ou propagandas. Com recortes reais do corpo feminino, busquei evidenciar o que a sociedade insiste em “mascarar” através de um padrão ideal e irreal do belo. No decorrer da execução das obras e no meu crescimento como artista e mulher, confrontei meu maior problema: o espectador masculino. Com meu trabalho voltado para o feminino de todas as formas, sempre me preocupei em proporcionar situações que deixassem minhas modelos confortáveis, mas com a existência do espectador masculino em qualquer cenário social e atual me vi na necessidade de ler teóricos e pesquisar soluções visuais para que minha arte não servisse para um propósito com o qual não concordo. Sendo assim, produzi complementarmente aos meus quadros principais uma pequena série mostrando mulheres de vários tipos com algo em comum: a falta de sintonia de seus corpos com os padrões masculinos de beleza. Com recortes focados em pelos, pele, sangue, elementos corporais que não são considerados atraentes por uma sociedade machista, fiz pequenos quadros que funcionam dentro de minha proposta inicial de crítica, evidenciando tudo que a sociedade considera grotesco e inaceitável no corpo feminino. Ao todo foram realizadas para esse projeto teórico-prático oito pinturas, além de desenhos e estudos desenvolvidos em diário de pesquisa. Nesta monografia apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa e o processo criativo deste protesto corporificado em pinturas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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