Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16964
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Produtividade científica na área jurídica: uma análise bibliométrica dos artigos publicados em periódicos nacionais no quinquênio 2017-2021
Author(s)/Inventor(s): Brustolin, Ana Carolina Golin
Advisor: Guedes, Vania Lisboa da Silveira
Co-advisor: Santos, Maria José Veloso da Costa
Abstract: A informação jurídica seja ela legal, doutrinária ou jurisprudencial, constitui-se instrumento de embasamento para manifestações de pensamentos de jurisconsultos e magistrados responsáveis pelo decorrer de demandas jurisdicionais e julgamento de mérito. A produção de informações jurídicas deve ser contínua, visto que a área encontra-se em constante crescimento e se modifica contando inclusive com documentos perenes essenciais na aplicação efetiva do Direito e cumprimento da justiça. Este projeto de pesquisa objetiva analisar o cenário e a perspectiva da produtividade científica brasileira no domínio da ciência forense, publicada em títulos de periódicos indexados no Sistema Qualis-Periódicos da CAPES, no quinquênio 2017 a 2021. O projeto é motivado pela intenção de proporcionar conhecimento acerca da produtividade científica brasileira sobre o tema, investigar e diagnosticar o grupo de elite, suas instituições de pesquisa, países de afiliação, padrões de internacionalização do conhecimento, redes de colaboração e coautoria bem como conhecer os temas mais abordados pelo autor mais produtivo do grupo de elite. O referencial teórico a ser utilizado considera autores das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, especificamente para a conceituação de informação, informação jurídica, Ciência da Informação, Bibliometria, modelo de produtividade científica de Marshakova-Shaikecich, bem como ciência forense no campo das Ciências Jurídicas. A composição da amostra de pesquisa será realizada a partir da busca na Plataforma Sucupira da CAPES de periódicos jurídicos com estrato A1 publicados no quinquênio 2017 e 2021, visando à investigação e a produção de indicadores bibliométricos matemáticos e estatísticos da produtividade científica sobre o tema. A pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa e descritiva.
Keywords: Bibliometria
Periódicos
Análise bibliométrica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Feb-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRUSTOLIN, Ana Carolina Golin. Produtividade científica na área jurídica: uma análise bibliométrica dos artigos publicados em periódicos nacionais no quinquênio 2017-2021. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACGBrustolin.pdf764.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.