Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16969
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gani, Danusa Chini | - |
dc.contributor.author | Oggioni, Barbara de Macedo Passos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T13:23:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OGGIONE, Barbara de Macedo Passos. O papel das ferramentas no ensino do desenho técnico. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16969 | - |
dc.description.abstract | Indisponível | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O papel das ferramentas no ensino do desenho técnico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta monografia buscou-se averiguar quais são as características principais do ensino do desenho técnico com o uso de ferramentas tradicionais e digitais, visando facilitar a tomada de decisão do docente quanto ao emprego desse tipo de ferramental. A pesquisa é de caráter exploratório e foi realizada por meio de um levantamento da bibliografia de referência. A partir da função do desenho técnico no contexto de um projeto finalizado, primeiramente analisa-se o papel comunicativo que o desenho técnico desempenha entre as etapas do projeto e da fabricação. Em seguida, investiga- se os conceitos de teoria, técnica e ferramenta para a representação gráfica, exemplificando como esses conceitos embasam a construção e a representação de um desenho técnico. Por fim, os aspectos cognitivos inerentes à aprendizagem do desenho técnico, a partir de uma perspectiva construtivista, são discutidos. A pesquisa demonstrou que os impactos do uso dessas ferramentas no ensino devem ser levados em consideração, já que essa escolha possui papel importante para a aprendizagem do desenho técnico. Dessa maneira, diferentes ferramentais podem ser mobilizados pelo professor, entretanto deve-se ter como foco principal a compreensão da teoria balizadora do desenho técnico (a geometria) e a técnica necessária para a sua representação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Técnicas de Representação Gráfica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BMPOggioni.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.