Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGani, Danusa Chini-
dc.contributor.authorOggioni, Barbara de Macedo Passos-
dc.date.accessioned2022-05-24T13:23:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOGGIONE, Barbara de Macedo Passos. O papel das ferramentas no ensino do desenho técnico. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16969-
dc.description.abstractIndisponívelpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectFerramentas tradicionaispt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO papel das ferramentas no ensino do desenho técnicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoNesta monografia buscou-se averiguar quais são as características principais do ensino do desenho técnico com o uso de ferramentas tradicionais e digitais, visando facilitar a tomada de decisão do docente quanto ao emprego desse tipo de ferramental. A pesquisa é de caráter exploratório e foi realizada por meio de um levantamento da bibliografia de referência. A partir da função do desenho técnico no contexto de um projeto finalizado, primeiramente analisa-se o papel comunicativo que o desenho técnico desempenha entre as etapas do projeto e da fabricação. Em seguida, investiga- se os conceitos de teoria, técnica e ferramenta para a representação gráfica, exemplificando como esses conceitos embasam a construção e a representação de um desenho técnico. Por fim, os aspectos cognitivos inerentes à aprendizagem do desenho técnico, a partir de uma perspectiva construtivista, são discutidos. A pesquisa demonstrou que os impactos do uso dessas ferramentas no ensino devem ser levados em consideração, já que essa escolha possui papel importante para a aprendizagem do desenho técnico. Dessa maneira, diferentes ferramentais podem ser mobilizados pelo professor, entretanto deve-se ter como foco principal a compreensão da teoria balizadora do desenho técnico (a geometria) e a técnica necessária para a sua representação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Técnicas de Representação Gráficapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Técnicas de Representação Gráfica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMPOggioni.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.