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http://hdl.handle.net/11422/16987
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Meihy, Murilo Sebe Bon | - |
dc.contributor.author | Gil, Bárbara de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T17:25:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16987 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Nazismo | pt_BR |
dc.subject | Arte moderna | pt_BR |
dc.subject | Propaganda política | pt_BR |
dc.title | Degenerada subversão: a arte moderna frente à ameaça nazista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0475296896847076 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa a repressão promovida pela Alemanha Nazista à Arte Moderna, considerada por Hitler e seu séquito como "degenerada". Procurando investigar a temática proposta, busca-se mapear o desenvolvimento de medidas de controle e criminalização de manifestações artísticas, que foram perseguidas e expurgadas dessa sociedade. Para tanto, após realizar a pesquisa bibliográfica e investigação documental, o estudo será dividido em três partes. A primeira etapa apresenta uma visão geral sobre os principais movimentos do Modernismo na Europa durante os séculos XIX-XX. Em seguida, será realizada uma breve contextualização sobre o papel de destaque conferido pelo Führer às questões estéticas e artísticas no Terceiro Reich, além de abordar suas políticas culturais. Por último, mas não menos importante, descreve-se a trajetória de Picasso e Wassily Kandinsky, dois artistas modernos cujas vida e obra foram diretamente impactadas pelo jugo do Nazismo. Ao final do texto será possível inferir que o carácter subversivo e emancipatório das vanguardas europeias, apesar de ser criticado desde muito antes do Partido Nacional Socialista subir ao poder, se converte em uma ameaça abertamente combatida pelo regime totalitário, por ir de encontro às diretrizes do seu projeto de "restauração alemã". Nesse sentido, percebe-se a utilização da Arte como instrumento de propaganda política e de controle da opinião pública, de forma que torna-se vital um olhar mais atento sobre esse campo entre os que procuram compreender melhor o período. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História |
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