Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Luiz Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T18:03:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16990 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.title | Mudanças no currículo da licenciatura em história da UFRJ: sentidos na formação de professores e na mudança curricular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A Resolução Nº 1 de 18 de fevereiro de 2002 e a Resolução Nº 2 de 19 de fevereiro de 2002 do Conselho Nacional de Educação (CNE) determinaram que os cursos de licenciatura devem, a partir daquele momento, deveriam ter “personalidade própria”, finalizando assim a forma organizacional 3+1 (isto é, três anos de bacharel e um de licenciatura). Em 2015, o CNE estabeleceu novas diretrizes para a formação de professores para a o ensino básico. Através da Resolução Nº 2 de 01 de julho de 2015 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica). Em 2018 foi formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a Comissão de Licenciatura, por Professores de Ensino de História da Faculdade de Educação (FE), professores de História do Instituto de História (IH) e de membros do Centro Acadêmico Manuel Maurício de Albuquerque (CAMMA) representando os alunos do curso de História. A função dessa comissão foi de debater e apresentar uma proposta de currículo para o curso de Licenciatura em História, se adequando à Resolução de 2015 do CNE. É nosso objetivo encontrar os indícios da observância da Comissão de Licenciatura à Resolução de 2015, através dos seus enunciados e discursos segundo Foucault (2012). A discussão nesse trabalho de monografia é de caráter introdutório e tem como objetivo compreender o processo de construção desse novo currículo de Licenciatura em História da UFRJ e levantar algumas questões sobre a superação de um currículo “3 + 1”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LHCarvalho.pdf | 699.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.