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http://hdl.handle.net/11422/17001
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Jorge Antônio | - |
dc.contributor.author | Urriola, Luis Miguel Gomez-Cornejo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T17:29:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17001 | - |
dc.description.abstract | Through the State-of-the-Art and the State-of-the-Practice of Integration of Transport and Land-Use Planning, the authors intend to verify the relative weight of these two policies had, among other historical and cultural factors, on the socio-spatial segregation of Rio de Janeiro. Housing and transport policies that occurred during the 20th century are identified, with emphasis on the second half, due to the monopolistic state intervention (top-down perspective), vis-à-vis the socio-political organization of urban agents (perspective botton-up), which could explain the socio-spatial segregation that Rio expresses today and allow forecast for the future. The analyzes are based on the research developed by GPDES/IPPUR/UFRJ’s students in workshops promoted by Mobile-LAB/UFRJ group, which adopted the Delphi technique with specialists in Rio de Janeiro’s urban planning. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Uso do solo | pt_BR |
dc.subject | Segregação urbana | pt_BR |
dc.subject | Técnica Delphi | pt_BR |
dc.title | A relação transporte-uso do solo para promoção da segregação socioespacial: o caso do Rio de Janeiro pós-1950 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3088726539164448 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9681794396676988 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os autores visam, à luz do Estado da Arte e do Estado da Prática de Integração de Transporte e Uso do Solo, verificar o peso relativo que essas duas políticas tiveram, entre outros fatores histórico-culturais, sobre a segregação socioespacial do Rio de Janeiro. Identificam-se políticas habitacionais e de transporte ocorridas ao longo do século XX, com ênfase na segunda metade, em razão da intervenção monopolista de estado (perspectiva top-down), vis-à-vis a organização sócio-política dos agentes urbanos (perspectiva botton-up), que poderiam explicar a segregação socioespacial que o Rio expressa atualmente e permitir perspectivas para o futuro. As análises baseiam-se na pesquisa elaborada por alunos do GPDES/IPPUR/UFRJ em oficinas promovidas pelo grupo Mobile-LAB/UFRJ, com adoção da técnica Delphi com especialistas em planejamento urbano do Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Política e Planejamento Urbano |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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