Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17002
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Novais, Pedro de | - |
dc.contributor.author | Azeredo, Daniel Domingos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T17:42:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17002 | - |
dc.description.abstract | Brazilian cities have their urbanization process marked by spatial segregation, a result of the process of self-segregation of high-income classes, thus the segregation of low-income classes, which translates into urban segregation. In order to enjoy the city, it is necessary to have access to its equipment and services, which depends on urban mobility policies and infrastructures, making it a key urban issue. In this sense, this article aims to discuss urban mobility as an instrument for deepening urban segregation, in order to highlight the processes of exclusion and maintenance of the segregating order of our cities. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Segregação urbana | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | pt_BR |
dc.title | A questão da mobilidade urbana como componente da segregação nas cidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5449632598300110 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0277137484496552 | pt_BR |
dc.description.resumo | As cidades brasileiras tem seu processo de urbanização marcado pela segregação espacial, resultado do processo de autossegregação das classes de alta renda, por conseguinte a segregação das classes de baixa renda, o que se traduz na segregação urbana. Para se usufruir a cidade é necessário acessibilidade a seus equipamentos e serviços, o que depende das políticas e infraestruturas de mobilidade urbana, tornando esta uma questão urbana fundamental. Neste sentido, este artigo tem como objetivo debater a mobilidade urbana enquanto instrumento de aprofundamento da segregação urbana, no sentido de evidenciar os processos de exclusão e de manutenção da ordem segregadora de nossas cidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::INFRA-ESTRUTURAS URBANAS E REGIONAIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Política e Planejamento Urbano |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DDAzeredo.pdf | 136.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.