Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17020
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A percepção de profissionais da rede de atenção à saúde em Macaé-RJ sobre o uso da referência e contrarreferência no contexto da atenção à gestante durante a pandemia de COVID-19
Author(s)/Inventor(s): Costa, Suzanna Martins
Advisor: Amaral, Isabela Barboza da Silva Tavares
Co-advisor: Nascimento, Fernanda Teles Morais do
Abstract: O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como um dos seus princípios a integralidade, de modo que o usuário seja atendido em todas as suas necessidades em saúde. A efetivação desse sistema, requer um olhar holístico, acompanhado da continuidade em sua organização, tendo em uma das suas vertentes do sistema a aplicação da referência e contrarreferência. A perspectiva holística de saúde na pandemia do novo coronavírus na saúde das gestantes tem um impacto significativo pela importância do acompanhamento desde o pré-natal ao puerpério, ressaltando a relevância de um acompanhamento continuado entre as redes de atendimento e equipe multiprofissional. Este estudo objetiva compreender a aplicabilidade do processo de referência e contrarreferência na atenção a saude da gestante pela percepção da equipe multiprofissional no contexto de pandemia de COVID-19. Caracteriza-se por, uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, na vertente fenomenológica. Os locais de coleta foram: um centro de especialidades e 3 unidades de saúde da família, onde foram entrevistados profissionais da saúde sendo 3 enfermeiros e 3 médicos, que atuam diretamente no acompanhamento de gestantes durante a pandemia, o instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado com entrevista focalizada. Por meio dos resultados, foi possível interpretar nas falas, que para os profissionais de saúde ainda existe uma falha na comunicação entre os mesmos nos diferentes níveis de atenção, e a contrarreferência para Estratégias de Saúde da Família não é efetivada. Concluindo que existem dificuldades com relação à aplicabilidade e execução da referência e à contrarreferência, e consequentemente existem problemas nas questões de integralidade da assistência e acesso.
Keywords: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Saúde da mulher
COVID-19
Women's health
Unified Health System
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Suzanna Martins. A percepção de profissionais da rede de atenção à saúde em Macaé-RJ sobre o uso da referência e contrarreferência no contexto da atenção à gestante durante a pandemia de COVID-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SMCOSTA-min.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.