Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17021
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Significados apreendidos pelos moradores residentes às margens do canal em Macaé: implicações para o estilo de vida
Author(s)/Inventor(s): Alves Neto, Claudinier Francisco
Advisor: Valadares, Glaucia Valente
Abstract: A pesquisa em tela tem como objeto de estudo: “implicações dos significados apreendidos pelos moradores residentes às margens do canal em Macaé para o estilo de vida”. Além disso, tem como objetivo geral: compreender os significados apreendidos pelos moradores residentes às margens do canal considerando implicações para o estilo de vida e objetivos específicos: identificar os significados apreendidos pelos moradores residentes às margens do canal considerando implicações para o estilo de vida; relacionar o estilo de vida com a saúde integral; e propor um modelo conceitual explicativo síntese sobre o estilo de vida/saúde integral dos moradores às margens do canal. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, sendo os dados analisados à luz da “Grounded Theory”, em português, traduzida como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os participantes da pesquisa foram pessoas adultas, faixa etária de 18 a 60 anos. Para a coleta de dados foram adotados como instrumentos para apreensão dos fenômenos: a observação participante, corroborando com as premissas levantadas pelo Interacionismo simbólico; a entrevista semiestruturada, com a utilização de um gravador de voz, com perguntas geradoras cabíveis a TFD; e a apreensão fotográfica do ambiente. Tratou-se a pesquisa de um recorte do Projeto de Pesquisa Matricial “Saúde das famílias ribeirinhas: o cuidado ecológico no centro da discussão”, que foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery, seguindo o rigor da resolução No 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, com o protocolo: CAAE 70709717.2.0000.5238. Análise e Discussão: a amostra, para este recorte exploratório, foi constituída por sete participantes, sendo os dados analisados através das premissas fundamentais da TFD: codificação aberta, codificação axial e integração, bem como adoção do modelo paradigmático que faz a análise das condições intervenientes, estratégias de ação-interação e consequências. Conclusão: pode-se afirmar que habitar nesse cenário é uma tarefa árdua com situações complexas, haja vista a suscetibilidade no que tange ao processo de vulnerabilidade social.
Keywords: Assistência integral à saúde
Interacionismo simbólico
Estilo de vida
Comprehensive health care
Symbolic interactionism
Life style
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVES NETO, Claudinier Francisco. Significados apreendidos pelos moradores residentes às margens do canal em Macaé: implicações para o estilo de vida. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFALVESNETO-min.pdf192.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.