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dc.contributor.advisorBarros, Matheus Ferreira de-
dc.contributor.authorPereira, Marcelo da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-27T16:10:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:50Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marcelo da Silva. Análise multicritério e roteirização aplicado a logística de transbordo emergencial entre unidades offshore na indústria do petróleo. 2020. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17022-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística offshorept_BR
dc.subjectIndústria petrolíferapt_BR
dc.subjectRoteamento de veículospt_BR
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectMétodo Prometheept_BR
dc.subjectOffshore logisticpt_BR
dc.subjectOil industrypt_BR
dc.subjectVehicle routingpt_BR
dc.subjectMulticriteria analysispt_BR
dc.titleAnálise multicritério e roteirização aplicado a logística de transbordo emergencial entre unidades offshore na indústria do petróleopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3569442136977884pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Vieira, Isabella Fischer Guindani-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684153315137875pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ricardo França-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713429201458204pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Janaina Sant Anna Gomide-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073790805586544pt_BR
dc.description.resumoA logística de transporte marítimo no setor petrolífero é diversificada e dinâmica. Na bacia de Campos, o transbordo emergencial entre unidades offshore envolve certa complexidade na criação do roteiro de visitas às unidades. Essa sequência de atendimento deve considerar diversos critérios simultaneamente. Considerando essa complexidade, este trabalho busca realizar uma alternativa sobre os possíveis meios de decisões de atendimento para transbordos emergenciais entre unidades de produção, tratamento e/ou armazenamento offshore, na indústria do Petróleo. A metodologia utilizada para tal análise é o PROMETHEE – Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations para hierarquização sobre as questões de ordenação das demandas e a base do algoritmo PDP – Pickup and Delivery Problem para roteamentos das embarcações de atendimento a essas demandas. Como forma de contextualização, este trabalho inicia-se com uma introdução sobre o setor petrolífero e sua cadeia logística. Posteriormente, apresenta-se um referencial teórico sobre o histórico da indústria do petróleo, informações da cadeia de suprimentos e logística desse segmento, os fundamentos do processo decisório, da pesquisa operacional e dos demais métodos utilizados no trabalho. O capítulo de metodologia apresenta o método utilizado de forma conceitual. Segue-se então para a aplicação do método descrito e a conclusão com os resultados obtidos da aplicação, algumas considerações e propostas futuras. Na avaliação final, discute-se como pode ser promissor, o desenvolvimento de algoritmos e a utilização de métodos de priorização neste tipo de demanda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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