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dc.contributor.advisorMattos, Beatriz Jaguaribe de-
dc.contributor.authorNazareth, Mariana Silvestre-
dc.date.accessioned2017-03-31T18:55:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:55Z-
dc.date.issued2007-12-04-
dc.identifier.citationNAZARETH, Mariana Silvestre. Mulheres da capa: a representação e a construção da imagem da mulher pelas revistas femininas. 2007. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1702-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectRevistaspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleMulheres da capa: a representação e a construção da imagem da mulher pelas revistas femininaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7158974952724770pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Fatima Sobral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Edna Maria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5995519733929075pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a construção da imagem da mulher e sua representação na imprensa feminina, a partir de um traçado histórico do seu nascimento, no século XVII, até os dias atuais. Em todos os períodos, a imprensa feminina acompanhou as transformações da mulher em relação ao seu papel na sociedade. Se até o século XIX ela era apenas uma extensão do lar, na metade do século XX ocorre uma ruptura dessa mentalidade e a mulher começa a questionar sua vida e a lutar pelos seus direitos. As revistas femininas percebem a nova demanda e os temas considerados tabus como infelicidade matrimonial, submissão ao homem, trabalho fora de casa e, principalmente, o prazer sexual passam a figurar suas páginas. Por fim, pela comparação das capas e chamadas de capa das revistas “Claudia” e “Nova”, o trabalho busca perceber como a imprensa feminina representa e constrói a imagem da mulher brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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