Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorConstant, Elaine-
dc.contributor.authorMattos, Camila Ribeiro de-
dc.date.accessioned2022-06-06T20:36:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:51Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationMATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17066-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleProfessoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoEste trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMattos.pdf315.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.