Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17072
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Autopercepção da imagem corporal e sua relação com o consumo alimentar de adolescentes de uma escola da rede pública da cidade de Macaé, RJ
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Melissa Gusmão Dias
Advisor: Gomes, Ainá Innocencio da Silva
Co-advisor: Lourenço, Ana Eliza Port
Abstract: Introdução: Na sociedade moderna, a estética corporal valorizada e veiculada pelos meios de comunicação, ditam padrões corporais de beleza. Entre os diferentes grupos etários, adolescentes são um dos grupos mais vulneráveis às pressões da sociedade no que tange a construção da imagem corporal. A relação com o corpo e sua insatisfação implicam em como o indivíduo se relaciona consigo mesmo e com o mundo ao seu redor, podendo interferir até mesmo na sua alimentação e influenciar sua qualidade de vida. Objetivo: Identificar a autopercepção da imagem corporal e sua associação com o perfil de consumo alimentar de estudantes da rede pública do município de Macaé, Rio de Janeiro. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, no qual a coleta de dados se deu através de um formulário autoaplicado, adaptado da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), para avaliar o consumo alimentar e da autopercepção da imagem corporal dos adolescentes. Resultados: Foram analisados 67 adolescentes, de ambos os sexos, com idade média entre 10 e 12 anos. A maior parte dos indivíduos se avaliaram dentro de um padrão de normalidade. Entretanto, um elevado percentual da amostra também estava tentando emagrecer e apresentou comportamentos extremos para alteração ou manutenção do peso corporal, mesmo aqueles que se identificaram com o corpo normal e magro. Os resultados demonstram um consumo regular (≥ 5x) dos marcadores de alimentação saudável superior aos não saudáveis. O padrão de consumo alimentar dos alunos que se identificaram tanto com o perfil magro ou gordo não apresentou diferença estatisticamente significativa. Com exceção do consumo de leite e o hábito de tomar café da manhã que apresentaram associação positiva com a percepção do corpo normal. Quanto ao comportamento alimentar, a maioria dos adolescentes almoçaram ou jantaram com os responsáveis, apresentaram o hábito de tomar café da manhã todos os dias na semana e o costume de comer enquanto assistiam à TV ou estudavam. E menos da metade consumiam as refeições oferecidas pela escola todos os dias. Conclusão: A percepção corporal dessa amostra não exerceu influência direta no perfil alimentar.
Keywords: Adolescente
Imagem corporal
Ingestão de Alimentos
Macaé (RJ)
Ensino fundamental
Adolescent
Body image
Eating
Elementary School
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, Melissa Gusmão Dias. Autopercepção da imagem corporal e sua relação com o consumo alimentar de adolescentes de uma escola da rede pública da cidade de Macaé, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGDRODRIGUES.pdf819.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.