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http://hdl.handle.net/11422/17075
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Sovik, Liv | - |
dc.contributor.author | Cunha, Diogo Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T21:17:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:51Z | - |
dc.date.issued | 2010-07-01 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Diogo Silva da. O movimento e a mistura: o Manguebeat e os usos do híbridismo na cultura pernambucana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17075 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.title | O movimento e a mistura: o Manguebeat e os usos do híbridismo na cultura pernambucana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nercolini, Marildo José | - |
dc.contributor.referee2 | Monteiro, Tiago | - |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.description.resumo | Neste estudo, realiza-se um estudo comparado baseado nos comentários realizados nos últimos anos sobre o Manguebeat, fenômeno cultural pernambucano iniciado na década de 1990. Considerando-se os enunciados da mídia, da academia, dos criadores do fenômeno e de outros componentes da cena de Pernambuco identificou-se a associação do conceito de hibridismo ao fenômeno pernambucano. Estabeleceu-se então o objetivo de compreender as posições que o hibridismo ocupou no discurso sobre o Manguebeat desde a sua criação até a atualidade onde novos agentes entram na cena propondo novas representações e identificações. Para tal, a análise comparada foi norteada pelos recentes estudos sobre a multiculturalidade, cultura popular, identidade cultural, modernidade tardia, e o pós-colonial. Os resultados obtidos permitem avaliar um panorama no qual o hibridismo sofreu um deslocamento: inicialmente operado como instrumento estratégico na redefinição do popular pernambucano, o híbrido como estética hegemônica da cena do estado passou a funcionar como obstáculo à realização da diferença em seu interior. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
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