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http://hdl.handle.net/11422/17088
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Magalhães, Alex Ferreira | - |
dc.contributor.author | Viana, Daiane Santos Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T16:48:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17088 | - |
dc.description.abstract | The objective of the present project is analyze in general the impacts socio-spatial of the urban policy and planning of the county of Duque de Caxias, of its emancipation policy to the present day. Understand if the actions promoted more capitalism or the social question. In this context, the propose aims to expose concepts that synthetize the urban panorama in a critical way and in a less favored class perspective. Is intended to the Duque de Caxias’ militant society that wants to comprehend the dynamics of the territory and fundament its fight with scientific knowledge. This theme was chosen because I am a habitant of the county and to observe the few efficiency of public investments, the absence of urban plans integrated to other near counties, the conflicting grounds of the Master Plan of 2006 and mainly to recognize to not have the right to the city. To the elaboration it was used bibliographic researches and the life in the field for the case study. The access to the right to the city is concomitant to the capital witch influences the social and spatial organization of society will only occur if through management features, the municipal government to include, in fact, the Caxias’ citizen on the increment of economical growth and urban. This implies provide access to the means of habitation, recreation, income, health, education and quality urban infrastructure, independent of social class or local of habitation. Its trajectory of growth shows clearly that the provisions always was and are focused to the industrial question and more recently to the logistic question, therefore the Duque de Caxias’ citizen well being never is in the concerns of the city planning. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Planejamento territorial urbano | pt_BR |
dc.subject | Política urbana | pt_BR |
dc.subject | Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.subject | Duque de Caxias (RJ) | pt_BR |
dc.title | Política e planejamento urbano no município de Duque de Caxias: como promover uma o direito á cidade concomitante ao capital que influencia a organização social e espacial da sociedade? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9383871504452656 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8330941857913096 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é analisar de forma geral os impactos socioespaciais da política e planejamento urbano do município de Duque de Caxias, de sua emancipação política até os dias de hoje. Compreender se essas medidas promoveram mais o capitalismo ou a questão social. Nesse contexto, a proposta visa expor conceitos que sintetizem o panorama urbano de forma crítica e na perspectiva das classes menos favorecidas. Destina-se à sociedade militante caxiense que queira compreender a dinâmica do território e fundamentar suas lutas com conhecimento científico. Este tema foi escolhido por ser moradora do município e observar a pouca eficiência dos investimentos públicos, a ausência de planos urbanos integrados a outros municípios vizinhos, a conflitante fundamentação do Plano Diretor do ano de 2006 e principalmente por reconhecer não ter o direito à cidade. Para a elaboração foram utilizadas pesquisas bibliográficas e vivência em campo para o estudo de caso. O acesso ao direito á cidade concomitante com o capital que influencia a organização social e espacial da sociedade só ocorrerá se por meio de ferramentas de gestão, o governo municipal incluir de fato, o cidadão caxiense no incremento do crescimento econômico e urbano. Isso implica fornecer acesso aos meios de moradia, lazer, renda, saúde, educação e infraestrutura urbana de qualidade, independente da classe social ou local de moradia. Sua trajetória de crescimento deixa claro que os provimentos sempre foram e são voltados para a questão industrial e mais recentemente para a questão logística, portanto o bem estar do cidadão caxiense nunca está no cerne do planejamento da cidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS ECONOMICOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Política e Planejamento Urbano |
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