Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/170
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Russo, Mariza | - |
dc.contributor.author | Pereira, Talita Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T18:45:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/170 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ação cultural | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | Biblioteca escolar e a formação de leitores por meio de ação cultural: análise das ações realizadas na Biblioteca do CAp/UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6474161645397085 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Senna , Ana | - |
dc.contributor.referee2 | Fidalgo, Lúcia Maria da Cruz | - |
dc.description.resumo | Aborda o tema da biblioteca escolar e seu papel na formação de leitores, por intermédio da utilização de ações culturais. Apresenta um breve histórico sobre o surgimento da biblioteca escolar, seus conceitos e missão. Discorre sobre a biblioteca escolar e a formação de leitores, função que é descrita no manifesto IFLA/UNESCO como um dos objetivos da biblioteca escolar, objetivo esse que vem sendo desenvolvido pelas bibliotecas em consonância com o projeto pedagógico da escola, para a promoção do hábito da leitura. São apresentados conceitos de ação cultural e modelos de ações que já são utilizados e outros que poderão ser implementados. O objetivo da pesquisa é verificar o papel da biblioteca escolar na formação de leitores, mediante a observação de ações culturais, no universo das atividades que são realizadas na Biblioteca do Colégio da Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). O campo empírico se constituiu na Biblioteca do CAp/UFRJ, onde foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas aos bibliotecários e observação simples em atividades culturais. Os resultados obtidos, mediante o uso desses instrumentos metodológicos, confirmaram a relevância da atuação da biblioteca escolar na atividade de incentivo à leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto Final II- versão final.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.