Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17124
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Discursos sobre o vivido no trabalho doméstico remunerado: uma análise a partir de pesquisas empíricas realizadas no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Farias, Ester Senna Monteiro de
Advisor: Christo, Cirlene de Souza
Abstract: Partindo da contextualização e compreensão de uma sociedade culturalmente patriarcal, escravocrata e contemporaneamente desigual, e passando por conceitos da divisão sexual do trabalho, intersecionalidade e consubstancialidade das relações de classe, gênero e raça, contextualiza-se o campo do trabalho doméstico remunerado no Brasil. Tomando-o também como uma atividade implicada e subjetiva, mobilizam-se os conceitos de trabalho e a noção de ressentimento para discutir a condição social de empregada doméstica e seus atravessamentos na percepção das trabalhadoras. Realizou-se um estudo teórico e de revisão da literatura científica, privilegiando pesquisas qualitativas que apresentassem análise dos discursos de trabalhadoras domésticas sobre seus cotidianos e experiência no trabalhar. Evidenciamos percepções ambíguas, entre valor e desvalor com relação ao outro, sobre a condição de ser doméstica e a flexibilidade possível dentro do campo do trabalho.
Keywords: Trabalho doméstico
Subjetividade
Empregadas domésticas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Production unit: Instituto de Psicologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FARIAS, Ester Senna Monteiro de. Discursos sobre o vivido no trabalho doméstico remunerado: uma análise a partir de pesquisas empíricas realizadas no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFarias.pdf332.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.