Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.authorOliveira, Gabriela Ribeiro de-
dc.date.accessioned2022-06-10T20:16:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:53Z-
dc.date.issued2022-01-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriela Ribeiro de. Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17139-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectFormação e capacitação de recursos humanospt_BR
dc.titleAtuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moehlecke, Sabrina-
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.description.resumoA área de pedagogia corporativa é um campo considerado relativamente novo seja no debate teórico seja na prática da formação universitária. Esta monografia teve como problema discorrer sobre a atuação do profissional de pedagogia em ambientes corporativos, seus limites e possibilidades e buscou esclarecer e mostrar a atuação do pedagogo em empresas, em específico na Transpetro. Buscou-se mostrar que o papel do pedagogo ultrapassa os limites do muro da escola e se faz muito importante dentro de uma organização empresarial. A metodologia se deu através de análise documental, análise bibliográfica e entrevistas realizadas com duas pedagogas atuantes na Transpetro. Em relação à atuação em ambientes corporativos, acreditamos que o Pedagogo tem um papel essencial e de grande responsabilidade no sentido de transformação de pessoas e, consequentemente do ambiente em que estão inseridos. Consideramos que o Pedagogo possui grandes possibilidades de atuação nas empresas, trabalhando em conjunto com outros profissionais, possibilitando que o processo de desenvolvimento e treinamento de pessoas tragam melhores resultados. É notório o diferencial que o Pedagogo traz para as organizações empresariais por oportunizar propostas educativas que vão ao/de encontro aos fundamentos e propósitos das empresas, valorizando as pessoas e a aquisição de novas aprendizagens. Seu papel, portanto, está ligado às ações que contemplem a aprendizagem, com o objetivo de alinhar os talentos dos colaboradores com as estratégias das empresas. O que se pode pontuar é que, em decorrência da sua formação, de seus saberes específicos, voltados para a formação dos sujeitos, para humanização e a emancipação do homem, o pedagogo tem condições de atuar com competência em uma empresa. Por mais que não tenha uma definição exata das atribuições de um pedagogo na empresa, existem várias possibilidades de atuação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GOliveira.pdf402.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.