Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRazuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.contributor.authorCavalcante, Sheila da Cruz Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-06-10T20:25:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:53Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Sheila da Cruz Ribeiro. Desafios e estratégias para a acessibilidade e inclusão no CAp UFRJ durante a pandemia COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17140-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectColégio de Aplicação da UFRJpt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.titleDesafios e estratégias para a acessibilidade e inclusão no CAp UFRJ durante a pandemia COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Adriana-
dc.contributor.referee2Giambiagi, Irene-
dc.description.resumoA escolha da Educação Especial Inclusiva como tema central desta pesquisa possui forte relação com as experiências por mim vivenciadas. A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a acessibilidade e a inclusão foram trabalhadas no Colégio Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) durante o período de ensino remoto e híbrido em virtude da pandemia de Covid-19 (2020 e 2021). Para isso, o referencial teórico da pesquisa se escorou em autores que estudam a educação especial, bem como a inclusão escolar. Dentre os autores destacamos: Redig, Mascaro & Glat (2020) e outros. A investigação, de caráter qualitativo, teve como procedimento de coleta de dados duas entrevistas à equipe do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI) do CAp-UFRJ. As entrevistas foram relacionadas ao período pandêmico, focando as vivências e experiências voltadas para a Educação Especial. Tais entrevistas ocorreram de forma remota, por meio de plataforma Zoom. Sob a ótica da pandemia, estudos apontam que alunos que apresentam alguma deficiência ficaram ainda mais à margem do ensino em determinadas situações, indicando a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas existentes na Educação Especial no Brasil. É necessário pensar uma escola inclusiva com práticas educacionais humanizadoras, que contribuam efetivamente para a formação de um sujeito autônomo, independente de suas limitações e condições. A título de considerações finais, observou-se que o CAp-UFRJ tem oportunizado a experimentação de práticas pedagógicas por meio do Ensino Colaborativo, PEI – Plano Educacional Individualizado e o DUA – Desenho Universal para Aprendizagem, de forma bastante satisfatória. Considera-se que o conjunto de ações adotadas pelo colégio tem muito potencial para suprir as diversas necessidades dos sujeitos da Educação Especial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCavalcante.pdf455.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.