Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorSantos, Ana Caroline Oliveira dos-
dc.date.accessioned2022-06-10T20:42:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:53Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Caroline Oliveira dos. Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17145-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLinguagem corporalpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titleCorpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee2Vilela, Rafaela Louise Silva-
dc.description.resumoComo resultado de avanços nas discussões acerca da criança, do seu corpo, bem como das práticas pedagógicas necessárias a ampliação das experiências infantis, a Educação Infantil passa a compor a primeira etapa da educação básica. Entretanto, por um bom tempo, e ainda hoje, permanece nos ambientes escolares práticas pedagógicas que parecem não acompanhar o ritmo desses avanços, cuja fundamentação para o trabalho pedagógico se baseia numa visão fragmentada da criança. Assim, é objetivo deste trabalho apresentar reflexões acerca do corpo e sua linguagem na educação infantil, destacar possibilidades de um fazer que privilegia e amplia as expressões infantis, apresentando como exemplo duas propostas de atividades vivenciadas na época de estágio que valorizam o corpo em sua integralidade. Para tal, realizei uma pesquisa bibliográfica qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil, uma análise documental do material descritivo dos relatórios e registros do estágio realizado em um Espaço de Desenvolvimento Infantil e uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma acompanhada. Na análise, a rotina é refletida e alguns aspectos problematizados, como a prática das filas e da alimentação. Destaca-se os aprendizados construídos na relação com a professora, a forma como ela vê e acolhe o sujeito-corpo infantil, como se disponibiliza para brincar e como está atenta em ampliar as possibilidades de aprendizagem de corpo inteiro das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASantos.pdf613.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.