Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17156
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Souza, Bruna Melonio de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T17:36:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Bruna Melonio de. Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17156 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alves, Rubem, 1933-2014 | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Borges, André de Barros | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Alexandre Palma da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se dedica à análise da vida e da obra de Rubem Alves, principalmente os três livros da trilogia Para quem gosta de ensinar, ou seja, Conversas com quem gosta de ensinar (1980), Estórias de quem gosta de ensinar (1984) e A alegria de ensinar (1994) e a influência que exerceu no cenário da educação brasileira. Discutimos, além disso, a questão do fracasso escolar e as possibilidades para a sua redução mediante o pensamento desse autor e que tipo de educador ele considera ideal. A metodologia empregada foi o estudo bibliográfico, qualitativo e com abordagem descritiva. Conceitos-chave do pensamento desse intelectual, tais como corpo, alegria, linguagem e liberdade são discutidos ao longo do trabalho e, apesar de não propor uma teoria ou método específico, é possível entender o que o autor acredita sobre educação e formas de fazer com que ela se torne melhor, se afastando de uma educação tradicionalista e voltada apenas para o mercado ou para a produção e se aproximando da formação de indivíduos e cidadãos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BSouza.pdf | 160.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.