Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorSouza, Bruna Melonio de-
dc.date.accessioned2022-06-13T17:36:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:53Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Bruna Melonio de. Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17156-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlves, Rubem, 1933-2014pt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleRubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Borges, André de Barros-
dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Palma da-
dc.description.resumoEste trabalho se dedica à análise da vida e da obra de Rubem Alves, principalmente os três livros da trilogia Para quem gosta de ensinar, ou seja, Conversas com quem gosta de ensinar (1980), Estórias de quem gosta de ensinar (1984) e A alegria de ensinar (1994) e a influência que exerceu no cenário da educação brasileira. Discutimos, além disso, a questão do fracasso escolar e as possibilidades para a sua redução mediante o pensamento desse autor e que tipo de educador ele considera ideal. A metodologia empregada foi o estudo bibliográfico, qualitativo e com abordagem descritiva. Conceitos-chave do pensamento desse intelectual, tais como corpo, alegria, linguagem e liberdade são discutidos ao longo do trabalho e, apesar de não propor uma teoria ou método específico, é possível entender o que o autor acredita sobre educação e formas de fazer com que ela se torne melhor, se afastando de uma educação tradicionalista e voltada apenas para o mercado ou para a produção e se aproximando da formação de indivíduos e cidadãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSouza.pdf160.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.