Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17157
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMuanis, Maria Comes-
dc.contributor.authorMonsanto, Bruna Araujo-
dc.date.accessioned2022-06-13T17:54:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:53Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationMONSANTO, Bruna Araujo. Brincadeiras, jogos e finais de semana: percepção das mães das elites e das camadas populares. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17157-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIgualdade de oportunidadespt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleBrincadeiras, jogos e finais de semana: percepção das mães das elites e das camadas popularespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Ana Pires do-
dc.contributor.referee2Christóvão, Ana Carolina-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como intuito mapear o cotidiano de crianças de 4 a 6 anos das elites e das camadas populares nos momentos extraescolares, a partir da narrativa dos responsáveis. Buscou-se investigar o uso do “tempo livre” destas crianças, especialmente as atividades lúdicas (brincadeiras, jogos) e atividades realizadas nos finais de semana com a família. Para tanto, foram analisadas 10 entrevistas semiestruturadas com responsáveis por crianças de quatro a seis anos matriculadas em escolas de educação infantil públicas, filantrópicas e privadas no Rio de Janeiro. Destes, 5 foram classificados como pertencentes às elites e 5 como pertencentes às camadas populares a partir da ocupação destes responsáveis. Além disso foi realizada uma revisão bibliográfica afim de encontrar textos base dentro dessa temática. A monografia integra o projeto de pesquisa “Formas de Criação Familiar e Desigualdades na Educação Infantil”, coordenado pela professora Maria Muanis, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise dos dados permite afirmar enquanto nas elites, as atividades lúdicas representam uma continuidade da vida escolar dentro de casa, sendo utilizadas muitas vezes inclusive com intencionalidades pedagógicas; nas camadas populares percebe-se mais descontinuidade e distinção entre a vida familiar e a escola de acordo com as percepções dos responsáveis. Ademais, ambas apresentaram brincadeiras similares e reforçaram o contato com o livro através da escola. Resultados semelhantes foram encontrados por Lahire (1997), Thin (2006) e Nogueira (2021).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMonsanto.pdf586.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.