Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Muanis, Maria Comes | - |
dc.contributor.author | Monsanto, Bruna Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T17:54:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
dc.identifier.citation | MONSANTO, Bruna Araujo. Brincadeiras, jogos e finais de semana: percepção das mães das elites e das camadas populares. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17157 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Igualdade de oportunidades | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Brincadeiras, jogos e finais de semana: percepção das mães das elites e das camadas populares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.referee2 | Christóvão, Ana Carolina | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como intuito mapear o cotidiano de crianças de 4 a 6 anos das elites e das camadas populares nos momentos extraescolares, a partir da narrativa dos responsáveis. Buscou-se investigar o uso do “tempo livre” destas crianças, especialmente as atividades lúdicas (brincadeiras, jogos) e atividades realizadas nos finais de semana com a família. Para tanto, foram analisadas 10 entrevistas semiestruturadas com responsáveis por crianças de quatro a seis anos matriculadas em escolas de educação infantil públicas, filantrópicas e privadas no Rio de Janeiro. Destes, 5 foram classificados como pertencentes às elites e 5 como pertencentes às camadas populares a partir da ocupação destes responsáveis. Além disso foi realizada uma revisão bibliográfica afim de encontrar textos base dentro dessa temática. A monografia integra o projeto de pesquisa “Formas de Criação Familiar e Desigualdades na Educação Infantil”, coordenado pela professora Maria Muanis, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise dos dados permite afirmar enquanto nas elites, as atividades lúdicas representam uma continuidade da vida escolar dentro de casa, sendo utilizadas muitas vezes inclusive com intencionalidades pedagógicas; nas camadas populares percebe-se mais descontinuidade e distinção entre a vida familiar e a escola de acordo com as percepções dos responsáveis. Ademais, ambas apresentaram brincadeiras similares e reforçaram o contato com o livro através da escola. Resultados semelhantes foram encontrados por Lahire (1997), Thin (2006) e Nogueira (2021). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BMonsanto.pdf | 586.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.